Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naqueles dias, Jesus subiu ao monte para rezar e passou a noite em oração a Deus.
Quando amanheceu, chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, a quem deu o nome de apóstolos: Simão, a quem deu também o nome de Pedro, e seu irmão André;
Tiago e João; Filipe e Bartolomeu, Mateus e Tomé;
Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado o Zelote;
Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor.
Depois desceu com eles do monte e deteve-Se num sítio plano, com numerosos discípulos e uma grande multidão de pessoas de toda a Judeia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sidónia.
Tinham vindo para ouvir Jesus e serem curados das suas doenças.
Os que eram atormentados por espíritos impuros também ficavam curados.
Toda a multidão procurava tocar Jesus, porque saía d’Ele uma força que a todos sarava.

 

REFLEXÃO

Celebramos hoje Simão, chamado o Zelote; Judas, irmão de Tiago, Apóstolos de Cristo. E o evangelho marca o seu chamamento para a obra redentora no coração do mundo.  Como vimos no Evangelho, S. Simão e S. Judas foram os escolhidos dentro os 12 para a organizar a sua Igreja para prolongar a sua missão e imitar o Mestre.

A escolha destes discípulos e de todos os outros foi precedida por uma intensa oração feita por Jesus: “passou a noite em oração a Deus.”

Será o mesmo que os apóstolos Simão e Judas farão e as outras testemunhas oculares de Cristo ressuscitado: deram a sua vida por Cristo e pelo evangelho; regaram com o sangue a sua Palavra. O seu testemunho é de plena credibilidade; é a base da fé de quantos não viram pessoalmente Cristo, mas crêem nele como Senhor ressuscitado que dá a vida eterna a quantos o aceitam e o seguem.

Percorreram caminhos pregando o Evangelho sem nada levar consigo. Realizaram muitos milagres, curaram enfermos, limparam leprosos e expulsaram espíritos imundos.

Jesus continua a chamar à aventura da fé e ao seu seguimento homens e mulheres de todas as raças e condições. No nosso batismo, Cristo chamou-nos pelo nosso nome, como Simão e Judas, a viver com ele, seguir os seus passos e comunicar a nossa fé aos outros. Qual o convite que o Senhor hoje nos faz? Viver toda a vida envolvida na missão de Jesus Cristo.

ORAÇÃO

Senhor Jesus, na festa de S. Simão e S. Judas, quero pedir-VOS a graça de, como os santos apóstolos, me tornar vosso familiar e amigo. Então virás, com o Pai e com o Espírito Santo estabelecer em mim a vossa morada. Que eu seja todo para vós, para o vosso amor, para o apostolado, cooperação na vossa obra redentora no coração do mundo.

Ámen.

MEDITAÇÃO

Ao refletirmos sobre S. Simão e S. Judas vem-nos à mente as grandes maravilhas que o Senhor fez a favor do povo oprimido… Neste Salmo que vamos escutar o povo agradecido parece viver um sonho…ergue os seus olhos ao Senhor e diz: O Senhor fez maravilhas a favor do seu povo…

https://wp.me/ab68SM-1pn

 

 

Pe. Abílio Nunes, SDB