Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, estava Jesus a ensinar ao sábado numa sinagoga. Apareceu lá uma mulher com um espírito que a tornava enferma havia dezoito anos; andava curvada e não podia de modo algum endireitar-se. Ao vê-la, Jesus chamou-a e disse-lhe: «Mulher, estás livre da tua enfermidade»; e impôs-lhe as mãos. Ela endireitou-se logo e começou a dar glória a Deus. Mas o chefe da sinagoga, indignado por Jesus ter feito uma cura ao sábado, tomou a palavra e disse à multidão: «Há seis dias para trabalhar. Portanto, vinde curar-vos nesses dias e não no dia de sábado». O Senhor respondeu: «Hipócritas! Não solta cada um de vós do estábulo o seu boi ou o seu jumento ao sábado, para o levar a beber? E esta mulher, filha de Abraão, que Satanás prendeu há dezoito anos, não devia libertar-se desse jugo no dia de sábado?». Enquanto Jesus assim falava, todos os seus adversários ficaram envergonhados e a multidão alegrava-se com todas as maravilhas que Ele realizava.
REFLEXÃO
Jesus ao curar uma mulher ao Sábado causa polémica com o chefe da Sinagoga pois Jesus tinha violado o descanso sabático. Mas mais que constituir uma transgressão do sábado, a atitude de Jesus é uma obra de caridade e misericórdia a favor da libertação de uma filha de Abraão da cega observância da lei sabática.
Jesus responde ao chefe da sinagoga denunciando o legalismo e a hipocrisia de todos os fariseus “Hipócritas! Cada um de vós, ao sábado, não solta seu boi ou seu burro do estábulo para levá-lo a beber”
Jesus vê a doente e chama-a para a curar…O chefe da sinagoga dá mais importância às leis, aos preceitos, às aparências, do que às pessoas e às suas necessidades
Jesus ao fazer este milagre deseja evidenciar o grande objetivo da sua vinda ao mundo A libertação profunda do homem através da misericórdia e amor de Deus ao homem. A glória de Deus caminha a par e passo com o bem do homem
A observância do sábado (e de qualquer outra lei divina) tem de celebrar esse amor de Deus que quer o bem do homem, e não bloqueá-lo com formalismos ritualistas que Deus não aprova. Por isso Jesus afirmou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado” (Mc 2,27).
A observância do sábado (e de qualquer outra lei divina) tem de celebrar esse amor de Deus que quer o bem do homem, e não bloqueá-lo com formalismos ritualistas que Deus não aprova. Por isso Jesus afirmou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado” (Mc 2,27). Isto é, a lei é feita para o homem, e não o homem para a lei; algo que nunca podemos esquecer.
ORAÇÃO
Senhor nosso Deus, fazei que sejamos fiéis à missão libertadora de vosso filho Jesus para corresponder plenamente à nossa vocação cristã e concede-nos viver cada dia a novidade do vosso evangelho
Video de Meditação
Nova lei nova aliança nova criação Youtube
https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2021/10/Lc-1310-17-Caminha-Povo-de-Deus.mp4
Pe. Abílio Nunes, SDB