Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Vigiai, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Compreendei isto: se o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, estaria vigilante e não deixaria arrombar a sua casa. Por isso, estai vós também preparados, porque na hora em que menos pensais, virá o Filho do homem. Quem é o servo fiel e prudente, que o senhor pôs à frente da sua casa, para lhe dar o alimento em tempo oportuno? Feliz aquele servo que o senhor, ao chegar, encontrar procedendo assim. Em verdade vos digo que lhe confiará a administração de todos os seus bens. Mas se o servo for mau e disser consigo: ‘O meu senhor demora-se’, e começar a espancar os companheiros e a comer e beber com os ébrios, quando o senhor daquele servo chegar, em dia que ele não espera e à hora que ele não pensa, expulsá-lo-á e lhe dará a sorte dos hipócritas. Aí haverá choro e ranger de dentes».
REFLEXÃO
O evangelho de hoje em Mt 24, 42-51 pode resumir-se em duas palavras «Estai preparados». Trata-se de um aviso aos chefes das comunidades mas também uma prevenção para todos nós, que aguardamos a vinda do Senhor.
Tema tão esquecido nos dias atuais. O que importa é viver o presente. Desfrutar das oportunidades que a vida propõe. É preciso um necessário retorno a temas importantes quanto este. Nossa ação precisa ser preventiva e atuante.
Felizes seremos se formos fieis e prudentes. Sejamos, pois, inteligentes na caridade, como diz S. Paulo, e sejamos também inteligentes na fé e não nos enganemos a nós próprios!
Recitemos o pai nosso interiorizando o pedido : seja feita a vontade para podermos viver em paz não cultivemos o receio nem o medo aproximemo-nos de Jesus e vivamos na Fé e no amor.
Felizes aqueles a quem o patrão encontrar acordados e vigilantes.. Nossa ação precisa ser preventiva e atuante.
Somos interpelados a um jeito novo de viver: A vida é finita e a qualquer momento podemos ir ao encontro com o Senhor da vida. Se queremos participar de sua vida, precisamos de sermos Peregrinos O desejo de Deus é que todos nos salvemos. Mas como já dizia Agostinho: “Deus, que te criou sem ti, não te salvará sem ti”.
Que Deus nos dê a graça da vigilância. Enquanto tivermos vida criemos condições para cantar com alma : Eu caminharei em direção a Deus que alegra os filhos seus
Canto de Meditação
Qual o nosso destino? Para onde vamos?
https://www.dominicus.pt/?page_id=2287
Pe. Abílio Nunes, SDB