Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Olho por olho e dente por dente’. Eu, porém, digo-vos: Não resistais ao homem mau. Mas se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda. Se alguém quiser levar-te ao tribunal, para ficar com a tua túnica, deixa-lhe também o manto. Se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, acompanha-o durante duas. Dá a quem te pedir e não voltes as costas a quem te pede emprestado».

Palavra da salvação.

 

— REFLEXÃO

O Evangelho (Mt 5,38-42)  convida-nos a interiorizar mensagem de Cristo  até às últimas consequência … Se nos dispomos a subir à montanha das bem aventuranças temos de assumir a lógica da de Cristo, o perdão e deixar a lógica do mundo  baseada na vingança a quem me faz mal.

Jesus , criador de um homem novo, apela para  a humildade, para a bondade, para o perdão. Ser  discípulo de Jesus é ser capaz de ultrapassar o instinto natural de vingança e imitar o próprio Jesus  perdoando  as injúrias  Seremos seus verdadeiros discípulos se assim procedermos .

O Cristão conduzido pela Palavra de Cristo responde à ofensa com o perdão e a misericórdia. Ao proceder assim diz sim à vida, à reconciliação e à visão diferente das coisas e das situações, impedindo o crescimento do rancor no nosso coração

Jesus Cristo no Evangelho afirma a necessidade de superar a vingança com o amor; assim Ele o expressou mesmo quando, na cruz, intercedeu por seus carrascos: Jesus dizia: «Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem!» (Lc 23,34).

No entanto, o perdão deve acompanhar-se com a verdade. Defendamos sempre  os nossos direitos . Saibamos  denunciar e interpelar os violentos com gestos pacíficos , imitando a resposta serena de Jesus ao criado insolente do sumo sacerdote: “Se falei mal, mostra em que falei mal; e se falei certo, por que me bates?» (Jo 18,23).

Perdoar sempre é prova de sabedoria., torna-nos  aptos a desfrutarmos do sucesso em todas as nossas manifestações.

Está de acordo?  Ofereça-nos a sua partilha sobre o verdadeiro ideal Cristão?

 

— ORAÇÃO

Suscita, Senhor, muitas testemunhas da não violência.Escuta os gemidos dos torturados e oprimidos. Muda o coração dos poderosos para que sejam justos. Livra-nos, Senhor, do amor calculista e interesseiro Fecunda com a vossa  palavra e a vossa  graça o nosso ermo coração, para manifestarmos  o vosso  Reino no nosso mundo.

Amen.

 

— CANTO DE MEDITAÇÃO

Com o desejo de acordar e “dar cor a..” todos os dias para a Paz  de Cristo cantemos: É PRECISO RENASCER

https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/06/0614-E-preciso-renascer-Bem-aventurancas.mp4

 

Pe. Abílio Nunes, SDB