EVANGELHO
Naquele tempo, disse Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas entra por outro lado, é ladrão e salteador. Mas aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. O porteiro abre-lhe a porta e as ovelhas conhecem a sua voz. Ele chama cada uma delas pelo seu nome e leva-as para fora. Depois de ter feito sair todas as que lhe pertencem, caminha à sua frente e as ovelhas seguem-no, porque conhecem a sua voz. Se for um estranho, não o seguem, mas fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos». Jesus apresentou-lhes esta comparação, mas eles não compreenderam o que queria dizer. Jesus continuou: «Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas. Aqueles que vieram antes de Mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por Mim será salvo: é como a ovelha que entra e sai do aprisco e encontra pastagem. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida e a tenham em abundância».
REFLEXÃO
Hoje o Evangelista João apresenta-nos uma parábola dirigida sobretudo aos Fariseus. A parábola com várias imagens parciais, a porta (Jo 10, 6-10), o pastor (Vv 11-18) a ovelha (vv26-30) quer-nos dizer que Jesus é o pastor disposto a entregar a sua vida para dar a vida eterna às suas ovelhas.
Os fariseus mais do que guias do povo são “ladrões e bandidos” que não entram pela porta, mas saltam pelo redil. O autêntico pastor entra pela porta, chama cada ovelha pelo seu nome, tira-as para fora e caminha à frente do rebanho, que o segue confiante. O ladrão faz tudo ao contrário: tal como o lobo, não entra no aprisco senão para roubar, matar e fazer estrago.
Jesus autodefine-se como a porta das ovelhas. Ele é a porta que nos conduz à vida, permitindo-nos o acesso ao Pai e ao seu Reino. “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10)
Ele é de facto a porta que nos abre a passagem para o encontro com Deus e com os irmãos. Todo o que entra por Ele encontrará um Deus Pai que acolhe todos os seus filhos e uma comunidade que vive unida no amor.
Assim o entenderam os apóstolos e todos os primeiros cristãos que se abriram aos pagãos e ainda continuam hoje a missão de Cristo!… Sejamos cristãos de portas abertas!
ORAÇÃO
Deus eterno e omnipotente, conduzi-nos à posse das alegrias celestes, para que o pequenino rebanho dos Vossos fiéis chegue um dia à glória do Reino onde já se encontra o seu poderoso Pastor, Jesus Cristo, vosso Filho.
Pe. Abílio Nunes, sdb