Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tende os rins cingidos e as lâmpadas acesas. Sede como homens que esperam o seu senhor voltar do casamento, para lhe abrirem logo a porta, quando chegar e bater. Felizes esses servos, que o senhor, ao chegar, encontrar vigilantes. Em verdade vos digo: cingir-se-á e mandará que se sentem à mesa e, passando diante deles, os servirá. Se vier à meia-noite ou de madrugada felizes serão se assim os encontrar».
Palavra da salvação.
REFLEXÃO
A exortação de Jesus “Tende os rins cingidos e as lâmpadas acesas” . introduz a breve parábola dos servos que esperam que o seu senhor volte das núpcias, para lhe abrir a porta logo que chegue e chame. Os “rins cingidos” significam prontidão para o trabalho expressão que tem haver com o o oriental, vestido com roupas compridas e largas, precisava de as cingir à cintura segurando-as com um cinturão ou uma correia.
A vigilância ativa dos criados é premiada com a troca da situação : Passam a ser senhores a quem o patrão faz sentar à mesa e os vai servindo. Serão por isso felizes
A vigilância é a atitude própria do amor: semelhante a lâmpada acesa vista através das cortinas de uma janela, a horas intempestivas da noite esperando o regresso do esposo ou do filho. O amor mantém o coração alerta, tanto o do namorado que vive pensando na pessoa que ama como o da mãe que vigia o sono e a saúde do seu filho doente. A fé e o amor cristão; nunca dormem, antes espreitam sempre ansiosos o futuro, à espera do Senhor que pode chegar em qualquer momento da noite.
O crente terá que caminhar com frequência na obscuridade luminosa da fé esperando confiante o momento imprevisível da chegada do Senhor no amor, já que Deus é Pai e nos chama a participar na sua vida por meio de Jesus.
Somos filhos da luz e por isso Jesus liberta-nos da escuridão e perigos da noite tenebrosa, porque ele é a luz que, vindo a este mundo, ilumina todo o homem. Por isso disse: “Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8,12).
ORAÇÃO
Senhor Jesus! Vós sois luz do Pai.
Concedei-nos a graça de perceber as vossas contínuas vindas ao nosso mundo. Ajudai-nos a ter sempre ardendo a lâmpada da fé que vós acendeste no dia do nosso batismo.
Peçamos ao Senhor que venha ao nosso coração.
https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2021/10/Vem-Senhor-1.mp4
Pe. Abílio Nunes, SDB