Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, o tetrarca Herodes ouviu falar da fama de Jesus e disse aos seus familiares: «Esse homem é João Baptista que ressuscitou dos mortos. Por isso é que nele se exercem tais poderes miraculosos». De facto, Herodes tinha mandado prender João e algemá-lo no cárcere, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. Porque João dizia constantemente a Herodes: «Não te é permitido tê-la por mulher». E embora quisesse dar-Lhe a morte, tinha receio da multidão, que o considerava como profeta. Ocorreu entretanto o aniversário de Herodes e a filha de Herodíades dançou diante dos convidados. Agradou de tal maneira a Herodes, que este lhe prometeu com juramento dar-lhe o que ela pedisse. Instigada pela mãe, ela respondeu: «Dá-me agora mesmo num prato a cabeça de João Baptista». O rei ficou consternado, mas por causa do juramento e dos convidados, ordenou que lha dessem e mandou decapitar João no cárcere. A cabeça foi trazida num prato e entregue à jovem, que a levou a sua mãe. Os discípulos de João vieram buscar o seu cadáver e deram-lhe sepultura. Depois foram dar a notícia a Jesus.
Palavra da salvação.
— Reflexão
Celebramos hoje Santo Inácio de Loiola. Nasceu no ano 1491 em Loiola, na Cantábria (Espanha); Depois de ter vivido na corte ingressou na vida militar. O senhor chamou-o a uma missão muito especial: Dedicar-se totalmente a Cristo . Fundou em Roma a Companhia de Jesus. A Igreja escolheu para a celebração deste herói de santidade Mt 14, 1-12.
Teve um ardente desejo de conhecer Cristo intimamente, de amá-lo de o servir totalmente como tinha servido a sua.
Na passagem que lemos (Mt 14, 1-12) vemos como é difícil ser coerente com as nossas convicções religiosas. Perguntemos a Santo Inácio e a todos os outros que se deram totalmente ao serviço do bem e da verdade: Como João Batista incompreendido, perseguido, metido na prisão e executado às ordens de Herodes.
A figura de Herodes faz-nos refletir sobre as dramáticas condições de algumas pessoas numa época em que há um único pensamento. Aliando-se ao poder, podemos fazer carreira mas sinceridade fica sufocada, e a justiça cai desfeita aos pés dos tiranos.
Hoje a Palavra de Deus convida-nos a estar dispostos a viver com fidelidade ao Senhor todas as circunstâncias da nossa existência, reconhecendo-o como o Senhor da nossa existência aderindo a Ele acolhendo a sua Palavra acolhendo a força do seu amor.
A palavra de Deus projeta luz sobre as trevas dos homens, e, ao mesmo tempo iluminam os que a acolhem, denuncia os que a rejeitam. E, se aquele que a proclama insiste em a fazer ouvir, não lhe faltará perseguição, mesmo até chegar à morte, como aconteceu a João Baptista.
— Canto de meditação
Só nEle devemos confiar totalmente
https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/07/0718-Confiarei-no-meu-Deus-.mp4
Pe. Abílio Nunes, SDB