EVANGELHO – Lc 10, 1-9
1 Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir. 2 Disse-lhes: A messe é grande, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande mais operários! 3 Ide. Eis que vos envio como cordeiros entre lobos. 4 Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado, e a ninguém saudeis pelo caminho. 5 Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa! 6 Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela retornará para vós. 7 Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa. 8 Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que vos servir. 9 Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo.
Ide. Eis que vos envio como cordeiros entre lobos. (Lucas 10,3)
Esta passagem da Sagrada Escritura (Lc 10, 1-9) não é uma crónica de um fato histórico mas sim uma catequese acerca da identidade e da totalidade dos discípulos de Jesus de Nazaré, simbolizados no número 72, os que outrora, ao longo dos tempos e hoje aderiram ao projeto de salvação.
Pertença deste grupo desde o dia do nosso batismo, comprometemo-nos a trabalhar como colaboradores no seu Reino, vivendo em Comunhão com Ele, para Ele e Nele percorrendo o autêntico caminho da felicidade sintetizada na mensagem “Vim para que tenham a vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).
Alimentados pela Palavra e pelo Pão Eucarístico testemunhamos serenamente a vida divina no trabalho e serviço aos irmãos mesmo correndo o risco de, como os profetas de todos os tempos, pagarmos bem caro o tributo da incompreensão, da perseguição e até o martírio… Os 2123 cristãos mortos pelos extremistas islâmicos no ano 2013 são bem prova disso!… Deram a vida por ELE para que o seu reino de Paz e de Amor triunfasse…
Peregrinos do Transcendente a caminho da Pátria Celeste carreguemos com amor a nossa Cruz dolorosa mas gloriosa. Cada sexta feira santa esconde uma Páscoa florida da Ressurreição. Com a bandeira da FÉ respiremos a alegria de viver e deixemos o Divino Espírito Santo orientar todas nossas atividades ao longo de cada dia da nossa existência.
Oração
Divino Espírito Santo dá-nos força, paciência e compreensão para podermos viver e irradiar a paz, contribuindo para a chegada de Jesus aos corações de todos os homens. Amém!
P. Abílio Nunes, Salesiano