Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

No primeiro dia dos Ázimos, em que se imolava o cordeiro pascal, os discípulos perguntaram a Jesus: «Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?». Jesus enviou dois discípulos e disse-lhes: «Ide à cidade. Virá ao vosso encontro um homem com uma bilha de água. Segui-o e, onde ele entrar, dizei ao dono da casa: «O Mestre pergunta: Onde está a sala, em que hei-de comer a Páscoa com os meus discípulos?». Ele vos mostrará uma grande sala no andar superior, alcatifada e pronta. Preparai-nos lá o que é preciso». Os discípulos partiram e foram à cidade. Encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito e prepararam a Páscoa. Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, recitou a bênção e partiu-o, deu-o aos discípulos e disse: «Tomai: isto é o meu Corpo». Depois tomou um cálice, deu graças e entregou-lho. E todos beberam dele. Disse Jesus: «Este é o meu Sangue, o Sangue da nova aliança, derramado pela multidão dos homens. Em verdade vos digo: Não voltarei a beber do fruto da videira, até ao dia em que beberei do vinho novo no reino de Deus». Cantaram os salmos e saíram para o monte das Oliveiras.

Palavra da salvação.

 

— REFLEXÃO 

No sacramento do seu Corpo e Sangue, Jesus deixou-nos o memorial do seu sacrifício para que o celebrássemos em memória d’Ele, até que Ele venha no fim dos tempos. Por isso, sempre que celebramos a Eucaristia, proclamamos a morte do Senhor e renovamos a Aliança com Deus, que, na sua morte, Cristo selou em nosso favor.

Desapareceu como homem neste mundo mas inventou um modo maravilhoso de ficar entre nós cristãos   Recorrendo a  símbolos simples, de todos os dias, transmite  uma mensagem profunda: A sua  entrega  completa, como o pão e o vinho, quando consumidos. Quando recebidos com fé e amor transforma-nos  em pessoas  Eucarísticas, abençoadas, e dadas a outros, como Jesus foi. A sua presença em nós dá-nos alimento e nós, por nosso lado, alimentamos outros.

Quanto mais nos alimentamos com Jesus, mais nos pareceremos com Ele e mais seremos reconhecidos pelo Pai. A Eucaristia é, portanto, Jesus, o vinho novo do reino de Deus! Traz-nos  a alegria, a paz interior, a força e o equilíbrio. Isto tudo, nós percebemos na nossa vida quando nos fortalecemos com o pão que veio do céu. 

A cada dia precisamos de  nos “Cristificarmos”, deixar os pensamentos de Cristo possuir-nos,  conduzir-nos,  encaminharmo-nos  em cada passo dado! Em cada comunhão Ele faz-nos uma  proposta de vida com uma finalidade clara e objetiva: Fazer de nós homens novos para um mundo novo.

Participemos desta aventura para Ele ser tudo em nós! Deixemos Cristo ser tudo em nós a apelar para uma verdadeira mudança interior.

 

— ORAÇÃO 

Senhor Jesus Cristo, que neste admirável sacramento nos deixastes o memorial da vossa paixão, concedei-nos a graça de venerar de tal modo os mistérios do vosso Corpo e Sangue que sintamos continuamente os frutos da vossa redenção. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo.

 

— CANTO DE MEDITAÇÃO 

Quem comer deste pão e beber deste vinho viverá para sempre…

https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/05/Quem-comer-deste-pao.mp4

 

Pe. Abílio Nunes, SDB