Evangelho segundo São Mateus

Depois de os Magos partirem, o Anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe:
«Levanta-te, toma contigo o Menino e sua Mãe e foge para o Egipto; fica lá até que eu te diga, pois Herodes vai procurar o Menino para O matar».
José levantou-se de noite, tomou consigo o Menino e sua Mãe e partiu para o Egipto e ficou lá até à morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor anunciara pelo profeta:
«Do Egipto chamei o meu filho».
Quando Herodes percebeu que fora iludido pelos Magos, encheu-se de grande furor e mandou matar em Belém e no seu território todos os meninos de dois anos ou menos, conforme o tempo que os Magos lhe tinham indicado.
Cumpriu-se então o que o profeta Jeremias anunciara, ao dizer:
«Ouviu-se uma voz em Ramá, lamentos e gemidos sem fim: Raquel chora seus filhos e não quer ser consolada, porque eles já não existem».

 

REFLEXÃO

Deus envia os Seus mensageiros para advertir àqueles que fazem a Sua vontade. Até o Filho de Deus foi vítima da maquinação do mal quando, por meio de Herodes, tentou destruir Plano de Deus a favor dos homens mas não o conseguiu pois, o anjo do Senhor apareceu a José ordenando que fugisse para o Egito.

Acreditando no sonho, ele partiu para uma viagem de muitos quilómetros, no deserto do Sinai, tirando o Deus humanado das garras de um sanguinário. A empreitada da fuga foi dolorosa. A temperatura no deserto, à noite, chega a zero grau e durante o dia a cinquenta graus positivos. A Sagrada Família seguiu por um caminho que nem José conhecia, mas sabia que devia, por cautela, desviar dos caminhos por onde circulavam os judeus, egípcios e romanos. Havia ainda o risco de encontrar ladrões e feras do deserto, até chegarem às terras do Egito, onde se viram salvos.

Ali esteve a família até a morte de Herodes. As crianças de Belém sofreram as consequências da cólera do rei que mandou matar todas as que tivessem de dois anos para baixo.

Nos nossos dias também o poder do mal impera na humanidade.  Só conseguem salvar-se aqueles e aquelas que sintonizando com Deus, obedecem à Sua Palavra e acreditam verdadeiramente em Jesus.

Quantos jovens com a vida desfeita, quantas famílias desunidas: o mal continua a imperar. Somos vítimas da fome e da guerra, da miséria. No entanto, nunca poderemos desanimar pois o anjo do Senhor está perto e na hora precisa, também ele nos dirá: “Levanta-te e vai para o Egito”. Isto é liberta-te do mal, encontra-te contigo e com Deus e depois regressa liberto para libertares os teus irmãos.

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus dai-nos um coração simples e puro para discernirmos o verdadeiro caminho que conduz a Vós.

Senhor Jesus sê o defensor da nossa humanidade que massacra tantos inocentes, crianças, jovens, adultos e idosos, homens e mulheres;

Senhor Jesus tem compaixão dos milhões de homens e mulheres que, ainda nos nossos dias, têm que abandonar as suas terras, os seus países, para escaparam às diferentes formas de perseguição, às guerras, aos massacres, aos genocídios.

 

VÍDEO MEDITAÇÃO

Os santos inocentes

https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2021/12/SANTOS-INOCENTES-_-28-DE-DEZEMBRO-.mp4

 

 

Pe. Abílio Nunes, SDB