Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
Naquele tempo, quando Jesus ia a sair de Jericó com os discípulos e uma grande multidão, estava um cego, chamado Bartimeu, filho de Timeu, a pedir esmola à beira do caminho. Ao ouvir dizer que era Jesus de Nazaré que passava, começou a gritar: «Jesus, Filho de David, tem piedade de mim». Muitos repreendiam-no para que se calasse. Mas ele gritava cada vez mais: «Filho de David, tem piedade de mim». Jesus parou e disse: «Chamai-o». Chamaram então o cego e disseram-lhe: «Coragem! Levanta-te, que Ele está a chamar-te». O cego atirou fora a capa, deu um salto e foi ter com Jesus. Jesus perguntou-lhe: «Que queres que Eu te faça?». O cego respondeu-Lhe: «Mestre, que eu veja». Jesus disse-lhe: «Vai: a tua fé te salvou». Logo ele recuperou a vista e seguiu Jesus pelo caminho.
Palavra da salvação.
— Reflexão
Nesta passagem do evangelho somos convidados a pensar em todos os “Bartimeus” deste mundo gritando à procura de encontrar luz para a escuridão da sua vida sem sentido, desafiando uma multidão hostil e incrédula.
Encontram resposta, como outrora Bartimeu , no encontro com o misericordioso profeta da Galileia. Tudo mudou na alma daquele crente. Tornou-se digno de receber o Reino “Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, Ele te chama. Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus” Mc 9:49,50.
O diálogo entre o cego e Jesus é o diálogo entre os homens e Deus, entre a humanidade marchando sobre os caminhos deste mundo e o Senhor que, inesperadamente mas constantemente, com ela se cruza nestes mesmos caminhos.
Bartimeu é o simbolo de todo o homem desamparado e às escuras mas ávido de encontrar um sentido da sua vocação superior e o seu destino final.
Cada um de nós precisa da fé de Bartimeu para poder ver mais alto e mais longe as pessoas com os critérios de Deus e vê-los presente no progresso humano da vida.
Fé dinâmica que olha para o irmão, como fez Jesus ao passar ao lado do cego Bartimeu, olhando-o com carinho. Crer para ver, e amar para crer: dois tempos de um mesmo ritmo. Oxalá ao recebermos a luz da fé continuemos como Bartimeu a seguir Jesus glorificando a Deus.
— Oração
Bendizemos-te, Pai, pelo coração de Cristo que em Jericó teve pena do cego do caminho, imagem da humanidade necessitada da tua luz.
Fazei, Senhor, que o vosso amor desperte a nossa fé curando a nossa cegueira, para poder ver tudo com os olhos novos da fé: os critérios de Jesus.
— Canto de meditação
Senhor vela por mim
https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/05/SenhorVelapormim.
Pe. Abílio Nunes, SDB