EVANGELHO

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
«Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei.
Permanecei no meu amor.
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor.
Disse-vos estas coisas, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa.
É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei.
Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos.
Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando.
Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi a meu Pai.
Não fostes vós que Me escolhestes; fui Eu que vos escolhi e destinei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça.
E assim, tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo concederá.
O que vos mando é que vos ameis uns aos outros».

REFLEXÃO

A Igreja propõe hoje este Evangelho João 15, 9-17 na celebração da festa de S. Matias o escolhido para   integrar o Colégio Apostólico tomando a vez de Judas Iscariotes. Matias, foi o homem certo no lugar certo, porque escolhido pelo Espírito Santo. É ele que governa a Igreja e que suscita nela os instrumentos de evangelização necessários.  Como aos Onze, que restavam do Colégio Apostólico, Jesus diz: “És meu amigo, se fizeres o que Eu te mando.” (cf. v. 14).

O verdadeiro amor leva a cumprir a vontade do Outro: “Eu tenho guardado os mandamentos do meu Pai, e permaneço no seu amor” cf. (v. 10).

Não basta encontrar a Deus e sentir-se feliz, mas sobretudo ser fiel vivendo na comunhão, com os irmãos na fé e com Deus.

Este mandamento não inibe a nossa liberdade, mas exalta-a. O autêntico discípulo de Jesus tem plena consciência de ser amigo de Deus, e está disposto a dar-se totalmente aos outros a exemplo de Cristo porque acredita que Ele é o caminho para a verdadeira felicidade. Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa

Demos sentido à nossa vivendo a alegria de Jesus ressuscitado, e comunicando-a a todos os nossos irmãos por vezes mergulhados na incompreensível incompreensão.

Apliquemos os critérios de Jesus vivendo os verdadeiros valores Evangélicos: Humildade, Pobreza de Espírito, Serviço, na construção do Reino de Deus, aqui, agora e sempre.

 

ORAÇÃO

Jesus, ensina-nos a fazer o bem aos meus amigos. Ajuda-nos a sorrir sempre e a ter as mãos abertas para quem precisa. Que saibamos perdoar e pedir perdão.

 

Pe. Abílio Nunes, sdb