Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro Me odiou a Mim.
Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu.
Mas porque não sois do mundo, pois a minha escolha vos separou do mundo, é por isso que o mundo vos odeia.
Lembrai-vos das palavras que Eu vos disse: ‘O servo não é mais do que o seu senhor’. Se Me perseguiram a Mim, também vos perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem Aquele que Me enviou».
— Reflexão
O ódio do mundo aos discípulos de Cristo é uma constante desde a vida das primeiras comunidades até aos dias de hoje… Cristo foi perseguido em primeiro lugar, saiu vencedor e assim acontecerá com todo o cristão. Separado do mundo, vive intimamente a divina mas dolorosa mensagem:
“Se o mundo vos odeia, sabei que me odiou a mim primeiro que a vós. Se fôsseis do mundo, este vos amaria como coisa sua; mas como não sois do mundo, mas a minha escolha vos separou do mundo, por isso o mundo vos odeia”.
O que sucedeu a Cristo acontecerá inevitavelmente aos seus seguidores:
“O servo não é mais que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também a vós vos perseguirão”.
O cristão perseguido aprofunda o conhecimento de Jesus, valoriza a sua própria Cruz e dá sentido à própria vida como fonte de salvação.
“Tende coragem, eu venci o mundo” (16,33).
Ser Cristão no mundo é testemunhar a felicidade da dádiva generosa do amor paga pela incompreensão, rejeição, perseguição do mundo até a morte como Cristo.
Os ensinamentos e o exemplo de Jesus originaram um novo sentido da Vida que pela Fé opera no crente um renascimento para Deus com um final feliz na ressurreição.
Amar os irmãos, especialmente o mais pobre, é testemunhar a passagem das trevas para a luz, é viver no Senhor com os olhos da fé e sentir a sua presença em todas as nossas atividades é em suma ser um permanente construtor de um reino de Paz e de Amor.
— Oração
Damos-te graças, Deus Pai, porque em Cristo nos escolheste para viver convosco sem ser do mundo.
Dá-nos força para sermos porta-vozes da boa nova e acompanhar os nossos irmãos os homens na difícil conquista do sentido da vida.
— Canto de Meditação
Ao amor que te arrasta não perguntes… https://youtu.be/Vj08Z6ZtJuI
Pe. Abílio Nunes, SDB