EVANGELHO

Naquele tempo, Então, Pedro aproximou-se e perguntou-lhe: «Senhor, se o meu irmão me ofender, quantas vezes lhe deverei perdoar? Até sete vezes?» Jesus respondeu: «Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Por isso, o Reino do Céu é comparável a um rei que quis ajustar contas com os seus servos. Logo ao princípio, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. Não tendo com que pagar, o senhor ordenou que fosse vendido com a mulher, os filhos e todos os seus bens, a fim de pagar a dívida. O servo lançou-se, então, aos seus pés, dizendo: ‘Concede-me um prazo e tudo te pagarei. Levado pela compaixão, o senhor daquele servo mandou-o em liberdade e perdoou-lhe a dívida. Ao sair, o servo encontrou um dos seus companheiros que lhe devia cem denários. Segurando-o, apertou-lhe o pescoço e sufocava-o, dizendo: ‘Paga o que me deves!’ O seu companheiro caiu a seus pés, suplicando: ‘Concede-me um prazo que eu te pagarei. ‘Mas ele não concordou e mandou-o prender, até que pagasse tudo quanto lhe devia. Ao verem o que tinha acontecido, os outros companheiros, contristados, foram contá-lo ao seu senhor. O senhor mandou-o, então, chamar e disse-lhe: ‘Servo mau, perdoei-te tudo o que me devias, porque assim mo suplicaste; não devias também ter piedade do teu companheiro, como eu tive de ti?’ E o senhor, indignado, entregou-o aos verdugos até que pagasse tudo o que devia. Assim procederá convosco meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar ao seu irmão do íntimo do coração.»

.

REFLEXÃO

O Evangelho (Mt 18, 21-35) fala-nos do perdão de Deus e da reconciliação com os irmãos. O tema é introduzido pela pergunta do apóstolo Pedro ao Senhor: “Se o meu irmão me ofende, quantas vezes tenho que perdoar-lhe? Até sete vezes?”. Jesus respondeu-lhe: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.”

Jesus propõe um perdão fraterno ilimitado pois faz o mesmo connosco. Na narrativa em Mt 18,21-35 o senhor perdoa a um dos seus servos uma dívida enorme, mas este recusa-se a perdoar um montante menor. O núcleo da história é que se Deus nos perdoou de maneira incondicional então devemos fazer o mesmo com os outros.

Ao não o fazer, nós mesmos nos autocondenamos a perder o favor e o perdão recebidos. O perdão recebido de Deus deve ser a nossa disposição para o perdão fraterno e ilimitado.

Porque experimentamos a misericórdia do Senhor na nossa vida e nos sabemos reconciliados com Deus, estamos convidados e capacitados para amar e perdoar ao irmão com o mesmo amor e perdão com que ele é recebido, dizendo na oração que Jesus nos ensinou:” Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”

O perdão é uma maneira prática de expressarmos o amor do Pai uns pelos outros: “Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo” (Efésios 4.32:) Eis o grande desafio da vida cristã: sermos parecidos com Jesus!…

 

ORAÇÃO

Hoje Senhor queremos agradecer-vos pelo vosso perdão sem limites. Compreendeis as nossas faltas. Ajudai-nos a ser tolerantes para com os nossos irmãos e dai-nos um coração novo para sermos capazes de perdoar as injúrias como vós nolas perdoais em Cristo.

 

AUDIO DE MEDITAÇÃO

Perdoar ao irmão

https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2022/03/A-Forca-do-Perdao-Sergio-Lopes-Legendado1.mp3

A Força do Perdão

Perdoar
É muito mais que estender a mão
E dizer eu te perdôo meu irmão
Usar a voz é fácil
Apertar a mão também
O difícil é revelar o coração

Mas se o coração perdoar
É fácil perceber
Pois o coração é cúmplice do olhar
Perdão que sai do coração
É jóia rara de encontrar
E está na sinceridade de um olhar

Se eu te machuquei
Reconheço que errei
Eu agora percebi quanto mal eu te causei
Como vou falar de amor se eu não souber amar

Eu preciso de você para me ensinar
Eu me arrependi e revelei meu coração
Agora é sua vez de me ensinar uma lição
Preciso de você pra conhecer a dor
Ou conhecer a força do perdão

Se eu te machuquei
Reconheço que errei
Só agora percebi quanto mal eu te causei
Como vou falar de amor se eu não souber amar

Eu preciso de você para me ensinar
Eu me arrependi e revelei meu coração
Agora é sua vez de me ensinar uma lição
Preciso de você pra conhecer a dor
Ou conhecer a força do perdão

.

.

Pe. Abílio Nunes, sdb