Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu vim trazer o fogo à terra e que quero Eu senão que ele se acenda? Tenho de receber um baptismo e estou ansioso até que ele se realize. Pensais que Eu vim estabelecer a paz na terra? Não. Eu vos digo que vim trazer a divisão. A partir de agora, estarão cinco divididos numa casa: três contra dois e dois contra três. Estarão divididos o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra».

Palavra da salvação

REFLEXÃO

As palavras iniciais de Jesus no evangelho levam-nos a pensar na força poderosa do Espírito  Eu vim trazer fogo à terra; e como desejaria que já estivesse aceso! Tenho que receber um baptismo, e como me angustia até que esteja consumado!”.

O fogo simboliza o julgamento de Deus: Ele purifica a impureza do homem e limpa-o por dentro. Esse fogo atua já na terra, na comunidade dos crentes e no coração de cada homem através da palavra de Jesus e por meio do seu Espírito. Jesus é o primeiro sofrer a prova do fogo, a sua paixão, que o “submergirá” na morte, depois de viver a angústia, a dor e a tristeza suprema.

As palavras “Não vim trazer ao mundo paz, mas divisão” parecem contradizer a sua missão de verdadeiro homem de paz. De fato Cristo é a nossa paz, mas não uma paz a qualquer preço. A paz que ele traz não é a que dá o mundo (Jo 14,27). Para desfrutar a paz que a mensagem de Cristo traz tem que operar-se antes uma purificação pelo fogo, uma divisão entre luz e trevas, uma luta do bem contra o mal, contra a injustiça, a opressão, e o desamor.

Um cristão coerente cria necessariamente conflitos com os seus amigos como aconteceu nos primeiros tempos da Igreja: Era expulso da Sinagoga quem confessasse Jesus de Nazaré como o Messias de Deus.

Optar por Cristo significa ser diferente nos seus critérios e conduta em relação ao mundo. Não há outro modo de ser cristão senão amando incondicionalmente a Jesus, encarnação pessoal do reino de Deus na nossa vida.

ORAÇÃO

Purifica-nos, Senhor, com o fogo do vosso Espírito para que, renovados na opção do nosso batismo, vos sirvamos alegres na fidelidade quotidiana.

Assim cantaremos eternamente as vossas    misericórdias e anunciaremos a vossa fidelidade hoje e sempre

VIDEO DE MEDITAÇÃO

Cantarei as misericórdias

Pe. Abílio Nunes, SDB