Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
Quando Jesus entrou de novo em Cafarnaum e se soube que Ele estava em casa, juntaram-se tantas pessoas que já não cabiam sequer em frente da porta; e Jesus começou a pregar lhes a palavra. Trouxeram-Lhe um paralítico, transportado por quatro homens; e, como não podiam levá-lo até junto d’Ele, devido à multidão, descobriram o tecto, por cima do lugar onde Ele Se encontrava e, feita assim uma abertura, desceram a enxerga em que jazia o paralítico. Ao ver a fé daquela gente, Jesus disse ao paralítico: «Filho, os teus pecados estão perdoados». Estavam ali sentados alguns escribas, que assim discorriam em seus corações: «Porque fala Ele deste modo? Está a blasfemar. Não é só Deus que pode perdoar os pecados?». Jesus, percebendo o que eles estavam a pensar, perguntou-lhes: «Porque pensais assim nos vossos corações? Que é mais fácil? Dizer ao paralítico ‘Os teus pecados estão perdoados’ ou dizer ‘Levanta-te, toma a tua enxerga e anda’? Pois bem. Para saberdes que o Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados, ‘Eu te ordeno – disse Ele ao paralítico – levanta-te, toma a tua enxerga e vai para casa’». O homem levantou-se, tomou a enxerga e saiu diante de toda a gente, de modo que todos ficaram maravilhados e glorificavam a Deus, dizendo: «Nunca vimos coisa assim».
-+-
REFLEXÃO
A relação de Jesus com os pecadores perturbou os detentores do poder religiosos da época. Quando um paralítico foi levado a Jesus por causa da fé de seus amigos, Jesus fez o impensável. Primeiro perdoou-o dos seus pecados. Os escribas consideraram isso uma blasfêmia porque entendiam que somente Deus tinha autoridade para perdoar pecados e libertar um homem ou mulher de seu fardo de culpa.
Jesus reivindicou uma autoridade que só Deus poderia legitimamente conceder. Jesus não apenas provou que sua autoridade vinha de Deus, mas também mostrou o grande poder do amor redentor e da misericórdia de Deus, curando o paralítico de sua doença física.
O Senhor, querendo salvar os pecadores, mostra-se Deus tanto pelo conhecimento do seu intimo quanto pela maravilha de suas ações. Ele acrescenta: “O que é mais fácil, dizer: “Seus pecados estão perdoados” ou dizer: “Levanta-te e anda?”
Nesta passagem, ele mostra que também perdoa os pecados do espírito, remove a fraqueza da carne e, assim, cura a pessoa inteira. Deus também perdoa por meio daqueles a quem deu o poder do perdão.
Peçamos a Jesus a nossa libertação transformando a nossa mente e coração para termos um coração semelhante ao dEle. Digamos constantemente: Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso”.
ORAÇÃO
Senhor Jesus, através do vosso amor misericordioso e perdão, trazeis a cura e restauração ao corpo, alma e mente. Que o vosso poder de cura e amor toque todas as áreas da nossa vida – nossos pensamentos, sentimentos, atitudes e memórias mais íntimas. Perdoai as nossas ofensas e transformai-nos pelo poder do vosso Espírito Santo para que possamos andar com confiança em seu amor, verdade e justiça.
VIDEO DE MEDITAÇÃO
O Senhor salvou-me
https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2022/01/O-Senhor-salvou-me.mp4
Pe. Abílio Nunes, SDB