Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, disse Jesus: «A que é semelhante o reino de Deus, a que hei-de compará-lo? É semelhante ao grão de mostarda que um homem tomou e lançou na sua horta. Cresceu, tornou-se árvore e as aves do céu vieram abrigar-se nos seus ramos». Jesus disse ainda: «A que hei-de comparar o reino de Deus? É semelhante ao fermento que uma mulher tomou e misturou em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado».

 

REFLEXÃO

As duas breves parábolas, a do grão de mostarda e a do fermento sublinham a força interna e o poder de transformação do reino de Deus no meio de nós muito pequenino e humilde mas no final dos tempos serão como uma árvore
Jesus revela  assim os segredos do seu Reino, onde os  pobres e humildes  são os prediletos de Deus Ainda hoje mesmo que  pareça que o mundo anda à deriva, a diminuta semente e o fermento do reino de Deus- Cristo ressuscitado  transforma desde dentro o curso da história humana.

Frente  à angústia dos problemas diários, sempre em aumento, o crescimento do Reino e do bem é tão lento que não o vemos; por isso, às vezes, não entendemos como pode ser verdadeiro.

Daí ao desalento não vai mais que um passo. Assim cedemos ao desespero, julgando que estamos a perder o tempo e o esforço. Contudo, a semente de Deus tem um dinamismo irreprimível, embora silencioso; frutificará com toda a segurança.

Aprofundemos na oração e contemplação, a dar valor às coisas pequenas, ao pormenor acolhedor, ao suave sorriso, aos gestos simples e fraternais, mas autênticos, como a minúscula semente do reino de Deus e a insignificante porção de fermento na massa.

 

ORAÇÃO

Bendito seja o vosso nome, porque Cristo inaugurou o vosso  Reino de amor entre nós com os meios pobres que vós  preferis  para as vossas  obras

Concedei-nos, Senhor, abrir-nos à gratuitidade do vosso  amor, conhecer os vossos  segredos, manter-nos na esperança activa e saber esperar o dia da vossa manifestação gloriosa.

 

VIDEO DE MEDITAÇÃO

Levar a mensagem de Deus, lançar a semente do reino é a nossa missão. Meditemos na mensagem deste canto:

Sois a semente que há-de crescer

https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2021/10/1029Soisasemente.mp3

 

 

Pe. Abílio Nunes, SDB