Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, os fariseus perguntaram um dia a Jesus quando viria o Reino de Deus. Respondeu-lhes: “O Reino de Deus não virá de um modo ostensivo”.
Nem se dirá: “Ei-lo aqui; ou: Ei-lo ali. Pois o Reino de Deus já está no meio de vós”.
Mais tarde ele explicou aos discípulos: “Virão dias em que desejareis ver um só dia o Filho do Homem, e não o vereis.
Então vos dirão: ‘Ei-lo aqui; e: Ei-lo ali’. Não deveis sair nem os seguir.
Pois como o relâmpago, reluzindo numa extremidade do céu, brilha até a outra, assim será com o Filho do Homem no seu dia.
É necessário, porém, que primeiro ele sofra muito e seja rejeitado por esta geração”.
Palavra da Salvação.
REFLEXÃO
A mensagem de hoje tem duas partes: Na primeira Jesus responde à pergunta sobre quando virá o reino de Deus. Na segunda inicia o desenvolvimento sobre o Tema do Filho do homem .
No tempo de Jesus, discutia-se, com vivo interesse, a questão de quando o Reino de Deus haveria de chegar. A dominação romana, na Palestina, fazia crescer ainda mais o desejo de tempos novos, sem opressão e perseguição, onde a vida do povo fosse regida somente por Deus. A festa da Páscoa era uma ocasião excelente para fazer reacender a esperança de libertação.
Jesus recusou-se, a deixar-se levar por estas correntes escatológicas que queriam submeter o Reino de Deus a seus programas, descurando a verdadeira ação de Deus na história humana.
Os sinais do reino de Deus segundo Jesus são a pobreza, humildade, solidariedade com os pobres, cura dos doentes , nova religião em espírito e verdade e a Paixão e a morte de Jesus.
Jesus declara aos fariseus que o reino de Deus está dentro de nós, dentro dos que cumprem a vontade do Pai.
Martinho, (316/397) cuja memória a Igreja celebra hoje, foi um verdadeiro construtor do Reino de Deus totalmente submisso à vontade divina. S. Martinho cumpriu radicalmente a mensagem de Cristo : Em verdade vos digo, tudo o que fizestes ao menor dos meus irmãos foi a mim que o fizestes, diz o Senhor (Mt 25,40).
ORAÇÃO
Obrigado, Senhor, porque o vosso Reino é para os vossos filhos paz, justiça e alegria no Espírito Santo. Dá-nos a vossa sabedoria, a ciência e a visão da fé, para captar os sinais da presença do vosso Reino; e ajuda-nos, Senhor, a cumprir a vossa vontade fielmente para que o vosso reinado seja fecundo em nós.
Amen.
VIDEO DE MEDITAÇÃO
A bondade deste Santo Popular ainda é hoje recordada através de uma lenda. Vamos ver como “crianças” este vídeo.
https://www.eelmoh-dictof.com/lenda-de-s-martinho/
Pe. Abílio Nunes, SDB