Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não acumuleis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem os destroem e os ladrões os assaltam e roubam. Acumulai tesouros no Céu, onde a traça e a ferrugem não os destroem e os ladrões não os assaltam nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará o teu coração. A lâmpada do teu corpo são os olhos. Se o teu olhar for límpido, todo o teu corpo ficará iluminado. Mas se o teu olhar for mau, todo o teu corpo andará nas trevas. E se a luz que há em ti são trevas, como serão grandes essas trevas!».

Palavra da salvação.

 

— Reflexão

O evangelho de hoje apresenta-nos um conjunto de sentenças de Jesus sobre a atitude do discípulo perante os bens e a riqueza, um comentário à bem-aventurança da pobreza.

O nosso tesouro deve estar no céu. Lugar seguro longe dos ladrões “porque onde está o teu tesouro, aí está o teu coração”.

Os pobres em Cristo não amontoam nem escon­dem tesouros perecíveis, porque não cedem à ânsia de acumular bens perecíveis.

A segunda parte desta leitura fala da intenção na procura do verdadeiro tesouro. A pureza de intenções simbolizada na lâmpada do corpo leva o crente a submeter-se completamente à vontade de Deus fonte da verdadeira luz.

Os caminhos do Evangelho passam todos pelo coração do homem. A fé ensina a dar valor ao eterno e relativiza o passageiro. Os tesouros terrenos não devem dominar o coração humano O homem necessita de purificar o seu interior onde nasce a verdadeira luz para dar sentido a tudo o que o rodeia.

O homem actual, sabendo tanto e tendo tantas coisas, ainda não acordou para a verdadeira felicidade. Deve encontrar razões para viver e partilhar, pois a felicidade não pode estar fora de nós, nas coisas, mas há-de brotar de dentro.

Ao dizer-nos hoje: “Não amon­toeis tesouros perecíveis”, Jesus convida-nos a viver em liberdade com o coração posto no tesouro secreto da verdadeira felicidade: amar a Deus sobre todas as coisas e os nossos irmãos como a nós mesmos.

 

— Oração

Bendito sejas, Pai nosso, porque Jesus mostrou-nos o caminho da felicidade verdadeira.

Ajudai-nos, Senhor, a escolher ser pobres com Cristo, sem amontoar bens perecíveis.

Dá-nos olhar puro e rectidão de intenção para servir-te, vivendo na luz e no bem.

 

 

— Canto de Meditação

Fica entre nós ….

https://youtu.be/Lq64U7Qpn7k

 

 

Pe. Abílio Nunes, SDB