Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando orardes, não digais muitas palavras, como os pagãos, porque pensam que serão atendidos por falarem muito. Não sejais como eles, porque o vosso Pai bem sabe do que precisais, antes de vós Lho pedirdes. Orai assim: ‘Pai nosso, que estais nos Céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal’. Porque se perdoardes aos homens as suas faltas, também o vosso Pai celeste vos perdoará. Mas se não perdoardes aos homens, também o vosso Pai não vos perdoará as vossas faltas».
— Reflexão
O Pai nosso sintetiza toda a mensagem da Boa Nova (Evangelho) e indica-nos o caminho da santidade …
Pai Nosso: Jesus ensina a dirigir-se a Deus como Pai: Somos filhos e filhas de Deus…
Que estais nos Céus: Céus é este espaço, ou clima, quer entre nós, como também em toda a terra, em todo o universo.
Santificado seja o vosso nome: Desejamos que este seu nome (Pai) seja de fato sinónimo de santo e sendo assim dá para confiar nEle.
“Venha a nós o vosso reino”: Que reino? O reino deste Pai que é pura bondade, harmonia, paz, saúde, vida, alegria etc.
“Seja feita a vossa vontade”: A vontade d’Ele pode ser feita, seguida e praticada, com toda confiança e sem medo.
“O pão nosso de cada dia nos dai hoje”: Reconhecemos que todo alimento sobre nossas mesas é sempre dádiva do Pai …
“perdoai-nos as nossas ofensas,”: O cristão que reza pede antes de tudo a Deus que sejam perdoadas as suas ofensas, isso é, os seus pecados, o mal que fez!
“assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”: Foi o que se deu com Jesus quando, do alto da cruz, orou: “Pai, perdoai-lhes porque não sabem o que fazem” (Lucas 23,34).
“e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal”: Cair em tentação… Que tentação? A tentação de cair no abismo da dúvida, isto é, de duvidar desse Pai e desse seu Reino…
Rezar o Pai Nosso, saboreando lenta e pausadamente cada invocação encoraja-nos, desperta a esperança e torna a nossa vida mais leve e o fardo do viver menos pesado.
— Oração —
Senhor, Palavra de Vida, ensina-nos a rezar Dá-nos teu espírito de Amor para vos louvar agradecer e contemplar.
Pe. Abílio Nunes, Salesiano