Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando orardes, não digais muitas palavras, como os pagãos, porque pensam que serão atendidos por falarem muito. Não sejais como eles, porque o vosso Pai bem sabe do que precisais, antes de vós Lho pedirdes. Orai assim: ‘Pai nosso, que estais nos Céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal’. Porque se perdoardes aos homens as suas faltas, também o vosso Pai celeste vos perdoará. Mas se não perdoardes aos homens, também o vosso Pai não vos perdoará as vossas faltas».
— Reflexão
A oração proveniente de um coração crente entregue constantemente à meditação da Palavra de Deus constrói reino de Deus no seu intimo . “Deus não precisa de muitas palavras O Pai do Céu conhece as nossas necessidades antes de lhas pedirmos ”.
O melhor resumo da oração cristã, o Pai nosso, contém as três primeiras petições diretamente a Deus Pai: desejamos a santificação do seu nome, proclamamos a vinda do seu Reino e submetemo-nos à sua vontade.
A segunda parte do Pai-nosso são quatro petições : Pedimos o pão de cada dia, isto é, o sustento material, o pão da palavra e o pão eucarístico; o perdão das nossas ofensas a Deus, condicionado ao perdão concedido aos irmãos; a proteção nas tentações de cada dia e, sobretudo, na grande prova final dos crentes perante o assalto do maligno, para não renegar Deus e Cristo, e, finalmente, o vermo-nos livres de todo o mal para podermos servir fielmente a Deus e ao próximo em todos e cada um dos dias da nossa vida.
A conclusão do texto evangélico de hoje volta à quinta petição, a do perdão, para insistir na reconciliação fraterna. Se Deus nos perdoa gratuita e pessoalmente, podemos e devemos imitar essa generosidade divina perdoando as ofensas aos nossos irmãos . Amamos os outros com o amor semelhante ao de Deus.
Necessitamos de muitas coisas para a subsistência de cada dia. Por isso Jesus nos ensinou a rezar: Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia e a colaborar na sua aquisição sem espírito de ganância…
— Oração
Deus, Pai nosso, Pai do Céu, ensinai-nos a pôr toda a nossa confiança em Vós.
Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia, Senhor, e libertai-nos da angústia obsessiva do amanhã, para ,seguindo os critérios de Jesus, partilharmos o nosso pão com o faminto e, procurarmos sobretudo o vosso Reino e a vossa justiça.
— Canto de Meditação
Pai Nosso que estais no Céu …
Pe. Abílio Nunes, SDB