Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Acautelai-vos dos falsos profetas, que andam vestidos de ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes. Pelos frutos os conhecereis. Poderão colher-se uvas dos espinheiros ou figos dos cardos? Assim, toda a árvore boa dá bons frutos e toda a árvore má dá maus frutos. Uma árvore boa não pode dar maus frutos, nem uma árvore má dar bons frutos. Toda a árvore que não dá bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Portanto, pelos frutos os conhecereis».
— REFLEXÃO
Jesus compara os bons profetas a árvores sãs e os maus a árvores más. Tal como as “As árvores sãs dão frutos sãos, as árvores más dão frutos maus” assim são os profetas.
Com esta comparação adverte-nos para a necessidade de observarmos com muita atenção os falsos profetas. Parecem mansas ovelhas, mas são lobos ferozes; falam com suavidade mas escondem um coração egoísta.
João Batista teve coragem de denunciar o disfarce dos fariseus e saduceus: Acorriam até Ele mas não tinham nenhuma vontade de se emendarem.
A esses dizia asperamente. “Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira iminente? Dai o fruto que a conversão exige. O machado já está posto à raiz das árvores, e a árvore que não dá bom fruto será cortada e lançada ao fogo” (Mt 3,7s).
Não basta pois dizer, torna-se necessário praticar. O profeta bom e autêntico deve ser coerente na Palavra e na ação.
Para os conhecer desçamos ao fundo do seu coração onde podemos descobrir a sua bondade ou maldade, a sua mentira ou verdade, a sua esterilidade ou a sua fecundidade.
O discípulo de Jesus conhece e pratica as bem-aventuranças, o perdão e o amor a todos, incluindo o inimigo, o total desprendimento, a oração, o não julgar e condenar os outros.
O autêntico discípulo de Jesus pensa, fala e actua como Jesus… Só a oração e o contacto com Deus, escuta e assimilação da sua palavra, diálogo pessoal com ele no silêncio do nosso coração permite o autêntico profeta chegar ao verdadeiro crente.
— ORAÇÃO
Senhor permiti que a seiva do vosso Espírito dê fruto em nós mediante a prática das bem-aventuranças e a escuta da vossa palavra em oração e silêncio.
— CANTO DE MEDITAÇÃO
…Os autênticos profetas semeiam a Paz e o amor
Cantemos
https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/06/0616-Vem-com-alegria.mp4
Vêm com alegria cantando vêm com alegria…os que caminham pelo mundo semeando a tua paz e o amor
Pe. Abílio Nunes, SDB