Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus à multidão:
«Eu sou o pão vivo que desceu do Céu.
Quem comer deste pão viverá eternamente.
E o pão que Eu hei-de dar é minha carne, que Eu darei pela vida do mundo».
Os judeus discutiam entre si:
«Como pode Ele dar-nos a sua carne a comer?».
Jesus disse-lhes:
«Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia.
A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em Mim e Eu nele.
Assim como o Pai, que vive, Me enviou e Eu vivo pelo Pai, também aquele que Me come viverá por Mim.
Este é o pão que desceu do Céu; não é como o dos vossos pais, que o comeram e morreram: quem comer deste pão viverá eternamente».

 

 

REFLEXÃO

Celebramos na Liturgia de hoje a Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, os nossos irmãos marcados pelo sinal da Paz que depois de terem cumprido a sua missão   vivem na companhia de Deus.

O dia dos Fiéis Defuntos não é um dia de luto e tristeza. É um dia de glória e de oração confiante Vamos hoje refletir na Palavra de Deus no Evangelho da terceira celebração. Jesus proclama-se o verdadeiro alimento descido do céu que nos fortalece na busca da eternidade e nos faz caminhar com segurança.  “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente!”.  Jesus é o pão da vida, que nós tocamos, vemos e vivenciamos pela Palavra e pela Eucaristia que nos foram deixados como sustento. Apesar da nossa humanidade decaída que, muitas vezes, questiona o que não entendemos precisamos nos apossar da Palavra de Jesus quando  diz: “A minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue verdadeiramente uma bebida”.
Os efeitos da Comunhão com o Corpo e o Sangue de Cristo nós os percebemos claramente na nossa vida, deste modo, nunca podemos duvidar da verdade de Deus para nós.

Medite sobre esta afirmação de Jesus, “Eu sou o pão da vida”  e pense na sua vida, o que tem experimentado e qual o sentido em relação a Jesus e mais uma vez esteja consciente de que Cristo está vivo para lhe dar a vida. Ele é o sagrado viático que nos leva à eternidade…

 

ORAÇÃO

ORAÇÃO COLECTA

Senhor, que pela vitória do vosso Filho sobre a morte, O exaltastes no reino da glória, concedei aos nossos irmãos defuntos que, libertos desta vida mortal, possam contemplar-Vos para sempre como seu Criador e Redentor.

 

Canto-Meditação

Enquanto peregrinos neste mundo alimentemo-nos do verdadeiro pão descido do Céu para vivermos eternamente:

Eu sou o pão vivo descido do Céu…

https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2021/10/1102-Eu-sou-o-pao-vivo-descido-do-Ceu-.mp3

 

Pe. Abílio Nunes, SDB