Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, Jesus foi para os lados de Cesareia de Filipe e perguntou aos seus discípulos:
«Quem dizem os homens que é o Filho do homem?».
Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista, outros que é Elias, outros que é Jeremias ou algum dos profetas».
Jesus perguntou: «E vós, quem dizeis que Eu sou?».
Então, Simão Pedro tomou a palavra e disse: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo».
Jesus respondeu-lhe: «Feliz de ti, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne e o sangue que to revelaram, mas sim meu Pai que está nos Céus.
Também Eu te digo: Tu és Pedro; sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus».
— REFLEXÃO
“Quem dizem os homens que é filho do homem ?”
As respostas à pergunta feita por Jesus aos apóstolos “Quem dizem os homens que é filho do homem ?” traduzem os sentimentos religiosos de um povo ávido da Palavra do grande Profeta que pensam ser a reencarnação de João Baptista, Elias, Jeremias outro profeta.
Até hoje a identidade de Jesus Cristo continua em discussão: Jesus milagreiro, rei triunfante, sacerdote, psicólogo, monge, revolucionário etc.
A resposta de Pedro, em nome dos Apóstolos, acerca da de Jesus, «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo» mais do que baseada na experiência que tinha de Jesus, era fruto da ação do Espírito neles: “não foi a carne nem o sangue que to revelou, mas o meu Pai que está no Céu.” (v. 17).
Por causa desta confissão, Pedro será a rocha sobre a qual Cristo edificará a sua Igreja. A cátedra de S. Pedro cuja festa hoje celebramos representa, não só serviço à comunidade romana, mas também a sua missão de guia de todo o Povo de Deus.
Peçamos pelo sucessor de Pedro, hoje o Papa Francisco para que Deus o ilumine e o torne, cada vez mais, capaz de confirmar na fé os seus irmãos e que estes, descubram na Palavra, na oração a verdadeira identidade de Cristo
…, Filho Unigénito de Deus,. desceu dos Céus.. e encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e Se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia…
— ORAÇÃO —
Senhor Deus, do alto do céu,
olhai a Vossa Igreja e olhai para a nossa família,
que é uma pequena igreja,
e concedei-lhe o dom da Vossa paz,
de Vosso amor, de Vosso socorro.
Enchei-nos de Vosso Espírito Santo,
para que nos amemos uns aos outros,
mantendo-nos num mesmo espírito
pelos vínculos da paz e da caridade,
para que formemos um só corpo.
Que tenhamos uma mesma fé,
como nós fomos chamados
a uma mesma esperança por nossa vocação,
para chegarmos, juntos,
ao perfeito amor em Jesus Cristo.
Amém.
Pe. Abílio Nunes, Salesiano