Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, disse Jesus: «Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e em Sidónia se tivessem realizado os milagres que em vós se realizaram, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre a cinza. Assim, no dia do Juízo, haverá mais tolerância para Tiro e Sidónia do que para vós. E tu, Cafarnaum, serás elevada até ao céu? Até ao inferno é que descerás. Quem vos escuta, escuta-Me a Mim; e quem vos rejeita, rejeita-Me a Mim. Mas quem Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou».
REFLEXÃO
Celebramos hoje a festa de S. Teresa do Menino Jesus (1873/1897). Entrou para o Mosteiro das Carmelitas com apenas 15 anos de idade onde revelou uma total entrega à vontade do Senhor aceitando todos os sofrimentos e oferecendo a sua vida pela conversão das almas e pelos sacerdotes. Descobriu no amor um caminho de perfeição confiando totalmente em Deus Foi proclamada doutora da Igreja no dia 19 de outubro de 1997.
O Evangelho Lc 10, 13-16 representa uma elogio para os autênticos discípulos de Cristo, dóceis à Palavra de Deus «Quem vos escuta, é a mim que está escutando» e ao mesmo tempo uma chamada de atenção das cidades que não tinham prestado atenção à pregação dos seus enviados; e um aviso a todos nós para aceitarmos fielmente a mensagem que Santa Teresa pôs em prática.
Tal como ontem as cidades agarradas ao comércio e indiferentes à Palavra de Deus fecham-se totalmente ao reino de Deus vivem o consumismo pensam não haver outra vida pela frente.
Esta leitura e o exemplo de Santa Teresinha do menino Jesus devem nos incitar ao trabalho sempre inacabado da conversão. A Palavra de Deus meditada continuamente e transformada em ações de caridade a favor dos irmãos levam-nos ao caminho já percorrido por Santa Teresa do menino Jesus .
O mundo precisa de testemunhas fiéis a Jesus, para ser restaurado e nós, como verdadeiros cristãos, não devemos jogar fora o tempo precioso em que estamos. Tenhamos em mente que a fé remove montanhas e o testemunho da nossa fé poderá transformar o coração e a vida do povo de Deus. Cada dia Jesus nos concede novas oportunidades para escutar a Sua voz por meio da Sua Palavra e edificarmos o seu reino.
ORAÇÃO
“Meu Deus, ofereço-vos todas as ações que farei hoje, nas intenções e para a glória do Sagrado Coração de Jesus. Peço-vos para todos os que me são caros a graça de cumprir perfeitamente vossa santa vontade, de aceitar por vosso amor as alegrias e as penas desta vida passageira, para que estejamos um dia reunidos no Céu, por toda a eternidade. 10).
CANTO DE MEDITAÇÃO
https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/09/Lc-10-13-16.mp4
Pe. Abílio Nunes, SDB