Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, Jesus estava a expulsar um demónio que era mudo. Logo que o demónio saiu, o mudo falou e a multidão ficou admirada. Mas alguns dos presentes disseram: «É por Belzebu, príncipe dos demónios, que Ele expulsa os demónios». Outros, para O experimentarem, pediam-Lhe um sinal do céu. Mas Jesus, que conhecia os seus pensamentos, disse: «Todo o reino dividido contra si mesmo, acaba em ruínas e cairá casa sobre casa. Se Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que Eu expulso os demónios. Ora, se Eu expulso os demónios por Belzebu, por quem os expulsam os vossos discípulos? Por isso eles mesmos serão os vossos juízes. Mas se Eu expulso os demónios pelo dedo de Deus, então quer dizer que o reino de Deus chegou até vós. Quando um homem forte e bem armado guarda o seu palácio, os seus bens estão em segurança. Mas se aparece um mais forte do que ele e o vence, tira-lhe as armas em que confiava e distribui os seus despojos. Quem não está comigo está contra Mim e quem não junta comigo dispersa».
Palavra da salvação.

— Reflexão
Tentando desacreditar a obra de Jesus por não reconhecerem a ação de Deus na pessoa de Jesus, seus adversários caiem na mais ridícula contradição. Na verdade estão dominados completamente pelo espírito do mal. Escolhem o mundo de injustiça que Jesus veio combater. Jesus por sua vez não dá espaço a dúvidas ou a falsas interpretações. Expõe dizendo que é contra senso expulsar demónios pelo chefe deles. O que Jesus realiza é pelo dedo de Deus, o espírito santo.
A pessoa ou se coloca do lado de Jesus e do Reino de Deus ou fica do lado do demónio do reino da injustiça. Jesus expulsa o mal pelo poder do próprio Deus sinal é que o Reino de Deus já chegou. O homem forte, como diz Jesus, é Ele mesmo que chega e derrota o inimigo. É sensato quem fica do lado de Jesus. Com Ele podemos levar a vida fecunda. Sem Ele perde-se a vida.
Experimentemos reconstruir em nós e nos nossos irmãos uma fé que parta verdadeiramente do Evangelho e nos leve a segui-Lo, a comprometer-se com Ele, com o Seu projeto, com a causa do Reino que Ele veio implantar. Não há outra opção nem uma terceira via. Continuar com Cristo ou ir embora. Há Caminho melhor do que optar por Cristo? A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna (João 6, 68). Cristo apresenta-se como opção única e absoluta. Não há outro messias a escolher, não há outro caminho a seguir.

— Oração
Senhor Deus, fazei que, optando por seguir-Vos fiel e generosamente celebremos com verdadeira alegria o mistério pascal.

Pe. Abílio Nunes, Salesiano