Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Havia um fariseu chamado Nicodemos, que era um dos principais entre os judeus. Foi ter com Jesus de noite e disse-Lhe:
«Rabi, nós sabemos que vens da parte de Deus como mestre, pois ninguém pode realizar os milagres que Tu fazes se Deus não está com ele».
Jesus respondeu-lhe: «Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus». Disse-Lhe Nicodemos: «Como pode um homem nascer, sendo já velho? Pode entrar segunda vez no seio materno e voltar a nascer?» Jesus respondeu: «Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que nasceu da carne é carne e o que nasceu do Espírito é espírito. Não te admires por Eu te haver dito que todos devem nascer de novo. O vento sopra onde quer: ouves a sua voz, mas não sabes donde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que nasceu do Espírito».

Palavra da salvação.

 

— Reflexão

A Palavra de Deus escutada com Fé ilumina o nosso pensar, sentir e agir. O encontro de um fariseu com  Jesus(Cf. Jo 3, 1-8) vai evocar em nós as promessas do nosso batismo.

Chamava-se  “Nicodemos”, era um homem culto mas tinha certas dúvidas acerca da sua religião. Por isso resolveu discretamente falar com Jesus de noite para não se comprometer.

Para Nicodemos, Jesus é apenas um reformista, por isso o chama de “Rabi”, fala não em nome de um grupo reconhecendo nele autoridade: “Sabemos que vem da parte de Deus….”(Cf. 3, 2),

Este fariseu representa a instituição baseada na lei formal e cega que gera a morte do povo. Jesus é o Messias que veio revogar a Lei e substitui-la pela Lei do Amor. Jo 10,10 “Vim para que tenham a Vida e a tenham em abundância”.

A proposta de Jesus a Nicodemos também é a mesma para nós: nascer da água e do Espirito, isto é purificar-se do pecado e aceitar a via do amor.

Como Nicodemos temos opções a tomar: sair da morte para ter vida e para agir em favor da Vida, sair das trevas para agir conforme a verdade, aderindo a Jesus e se aproximando de Deus.

A conversa de Jesus com Nicodemos é verdadeira catequese sobre o Baptismo. Pela graça do Baptismo nascemos de novo, com uma filiação divina, passamos a ser filhos de Deus, a pertencer a Deus, a entender as coisas de Deus pela acção do Espírito Santo em nós.

 

— Oração        

Senhor nosso Deus, ajudai-nos a acreditar na força da vossa Palavra que incomoda, pacifica e cura, para testemunharmos ao longo de todos os dias o grande acontecimento de termos sido batizados  em CRISTO.

Cantemos todos: https://youtu.be/Cwtakbdro2s

 

Pe. Abílio Nunes, SDB