Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, Pedro começou a dizer a Jesus: «Vê como nós deixámos tudo para Te seguir». Jesus respondeu: «Em verdade vos digo: Todo aquele que tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras, por minha causa e por causa do Evangelho, receberá cem vezes mais, já neste mundo, em casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras, juntamente com perseguições, e, no mundo futuro, a vida eterna. Muitos dos primeiros serão os últimos e muitos dos últimos serão os primeiros».

 

REFLEXÃO 

Em nome dos seus companheiros, o apóstolo Pedro desejava saber qual a vantagem em seguir Jesus: “Já vês que nós deixámos tudo e seguimos-te”. Jesus promete para o presente uma recompensa centuplicada e para o futuro a vida eterna.

Após a renúncia aos afetos familiares e aos seus bens materiais, o discípulo encontrará, na comunidade dos irmãos na fé, apoio mais gratificante que as pequenas pertenças a que renunciou.

Mas pelo seguimento de Cristo, o discípulo está longe de ter todos os problemas resolvidos. Embarcar com ele na aventura do Reino supõe estar disposto a enfrentar as tempestades que acompanham toda a travessia durante a vida.

Deste modo ser cristão não é caminho obscuro para a morte, mas ganho presente e futuro. Os discípulos, que agora estão na categoria dos últimos, passarão um dia a ser os primeiros.

O seguidor de Cristo sabe em quem confia, e a sua total dependência de Deus ver-se-á cumulada abundantemente pela sua generosidade que ultrapassa toda a medida.

Tal sensação de plenitude pessoal não pode adquirir-se nem comprar-se com todo o ouro do mundo. Pois bem, Jesus ensinou isso há dois mil anos ao falar do desprendimento como condição para o seguir, alcançando assim a vida pela entrada no reino de Deus: Não necessitam de seguro contra todos os riscos; e encontram-se mais disponíveis para servir a Deus e abrir-se aos irmãos.

O desprendimento é a condição para seguir Jesus, alcançar a entrada no reino de Deus e comprometer-se a trabalhar para um mundo mais justo e mais humano, com atenção especial às necessidades dos mais pobres.

 

ORAÇÃO 

Obrigado, Senhor Jesus, pela recompensa que prometes aos que vos seguirem em pobreza generosa. Dá-nos um coração de pobres, despojados de tudo, para receber centuplicada a riqueza do vosso Reino, do teu amor, da tua graça e da vida eterna.

 

CANTO DE MEDITAÇÃO 

 

Abraão obedece á voz de Deus partiu e teve o prémio de ter arriscado

https://www.youtube.com/watch?v=YU7nqC17TtM

 

 

Pe. Abílio Nunes, sdb