Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, disse Jesus aos seus Apóstolos: «Ide e proclamai que está próximo o reino dos Céus. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, sarai os leprosos, expulsai os demónios. Recebestes de graça; dai de graça. Não adquirais ouro, prata ou cobre, para guardardes nas vossas bolsas; nem alforge para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem cajado; porque o trabalhador merece o seu sustento. Quando entrardes em alguma cidade ou aldeia, procurai saber de alguém que seja digno e ficai em sua casa até partirdes daquele lugar. Ao entrardes na casa, saudai-a, e se for digna, desça a vossa paz sobre ela; mas se não for digna, volte para vós a vossa paz. Se alguém não vos receber nem ouvir as vossas palavras, saí dessa casa ou dessa cidade e sacudi o pó dos vossos pés. Em verdade vos digo que haverá mais tolerância, no dia do Juízo, para a terra de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade».
— Reflexão
Nesta passagem (Mt 10, 7-15) Jesus apresenta instruções muito concretas para os apóstolos cumprirem adequadamente a sua tarefa evangelizadora: “Ide e proclamai que o Reino dos céus está próximo. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demónios».
A missão dos enviados assenta na gratuitidade da sua oferta, desprendimento absoluto e relações de paz com os evangelizados, tanto na hospitalidade como na rejeição. “O que recebestes grátis, dai-o grátis. Não leveis no cinto ouro, prata nem cobre; nem sequer alforge para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem cajado…».
A única bagagem do apóstolo, segundo Jesus, deve ser a sua palavra e a sua pobreza.”.
Devem reconhecer que tudo receberam de Deus forma mais profunda de pobreza de espírito, que leva a partilhar tudo no amor fraterno. A gratuitidade é um sinal do autêntico enviado
A teologia da missão segundo o Novo Testamento parte já do cumprimento das promessas messiânicas com a vinda do Reino na pessoa de Cristo. Será a Igreja que vai às nações, segundo o mandato missionário de Cristo ressuscitado, de quem recebe a sua própria missão.
Aqueles que Deus envia são portadores da Salvação de Deus: Por isso acolhê-los ou rejeitá-los é acolher ou rejeitar Aquele de quem são mensageiros.
Cristãos comprometidos com a Boa Nova do Evangelho participemos ativa e entusiasticamente em qualquer lugar, em qualquer circunstância, em qualquer tempo na construção do Reino de Deus, aqui e agora.
— ORAÇÃO
Bendito sejas, Pai, Deus dos apóstolos e profetas, por Jesus Cristo, vosso primeiro enviado em missão de paz para anunciar aos pobres a alegria da libertação.
Torna-nos, disponíveis em liberdade e pobreza para oferecer aos outros o que vós nos dais gratuitamente.
— CANTO DE MEDITAÇÃO
Escuta – Interioriza – Partilha
https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/06/0708-Ide-amigos-pelo-mundo-.mp4
Pe. Abílio Nunes, SDB