Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
Naquele tempo, os escribas que tinham descido de Jerusalém diziam: «Está possesso de Belzebu», e ainda: «É pelo chefe dos demónios que Ele expulsa os demónios». Mas Jesus chamou-os e começou a falar-lhes em parábolas: «Como pode Satanás expulsar Satanás? Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode aguentar-se. E se uma casa estiver dividida contra si mesma, essa casa não pode aguentar-se. Portanto, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não pode subsistir: está perdido. Ninguém pode entrar em casa de um homem forte e roubar-lhe os bens, sem primeiro o amarrar: só então poderá saquear a casa. Em verdade vos digo: Tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e blasfémias que tiverem proferido; mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: será réu de pecado eterno». Referia-Se aos que diziam: «Está possesso dum espírito impuro».
Palavra da salvação.
REFLEXÃO
Esta passagem do Evangelho esconde a crença judaica da existência de dois espíritos: um bom e outro mau. Cristo, mais forte vence o maligno, expulsa o demónio dos possessos. Os inimigos de Jesus, porém, fechados nos seus preconceitos, acusam Jesus de endemoninhado e de expulsar os espíritos (os casos de doença mental e transtornos neuropsíquicos .)
Negam-se a admitir que o reino de Deus se manifeste que o reino de Deus se manifeste na sua pessoa e milagres. Jesus considera a crítica como absurda pois o demónio não se autodestroi.
Os seus rivais pretendem desprestigiar Jesus perante o povo que o admira e segue.
Cristo venceu o mal, o pecado e a morte com a sua ressurreição, estabeleceu o reino na terra dos homens. Como discípulos de Cristo, dispostos a fazer a sua vontade, podemos derrotar o mal na sua vida pessoal e no ambiente que nos rodeia. A única força eficaz contra o mal é o Amor de Cristo.
A vitória pascal de Cristo sobre o mal e o pecado renova-nos interiormente e de forma perene .
Escutemos constantemente a palavra de Deus com fé, esperança perseverante e amor fervoroso. Assim consideramos tudo o que Jesus nos disse e fez
Peçamos ao Senhor Jesus que o atraia para si com fé crescente, amor fervoroso e prontidão ansiosa para fazer a vontade dele.
Hoje no dia em que Celebramos S. Francisco de Sales, o santo da amabilidade, coloquemo-nos sob a sua proteção para conseguir fazer tudo por Amor e deste modo derrotar todos os inimigos do mal.
ORAÇÃO
Senhor Jesus Cristo, vós o Filho de Deus e o Salvador do mundo. Inflamai o nosso coração com um amor ardente por vós e com uma fé expectante em seu poder salvador. Liberta-nos de tudo o que nos impede de nos aproximar de vós.
VIDEO DE MEDITAÇÃO
Jesus foi o libertador dos libertadores…Ainda hoje continua a conquistar os nossos corações …
https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2022/01/O-LIBERTADOR-Pe.-ZEZINHO-COM-LETRA.mp4
Pe. Abílio Nunes, SDB