Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, Jesus expulsou um demónio, mas alguns dos presentes disseram: «É por Belzebu, príncipe dos demónios, que Ele expulsa os demónios». Outros, para O experimentarem, pediam-Lhe um sinal do céu. Mas Jesus, que conhecia os seus pensamentos, disse: «Todo o reino dividido contra si mesmo, acaba em ruínas e cairá casa sobre casa. Se Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que Eu expulso os demónios. Ora, se Eu expulso os demónios por Belzebu, por quem os expulsam os vossos discípulos? Por isso eles mesmos serão os vossos juízes. Mas se Eu expulso os demónios pelo dedo de Deus, então quer dizer que o reino de Deus chegou até vós. Quando um homem forte e bem armado guarda o seu palácio, os seus bens estão em segurança. Mas se aparece um mais forte do que ele e o vence, tira-lhe as armas em que confiava e distribui os seus despojos. Quem não está comigo está contra Mim e quem não junta comigo dispersa. Quando o espírito impuro sai do homem, anda a vaguear por lugares desertos à procura de repouso. Como não o encontra, diz consigo: ‘Voltarei para a casa de onde saí’. Quando lá chega, encontra-a varrida e arrumada. Então vai e toma consigo sete espíritos piores do que ele, que entram e se instalam nela. E o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro».

 

REFLEXÃO 

Jesus acaba de expulsar um demónio de um possesso, “um demónio que era mudo; e logo que o demónio saiu o mudo falou.

Uns admiraram o poder libertador em  Jesus;  outros falavam da  cumplicidade de Cristo com o demónio. Jesus diz aos incrédulos   todo o Reino dividido contra si mesmo acaba em ruína, e cai casa sobre casa. Se também Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reinado?”.

Jesus  expulsa os demónios “com o dedo de Deus. Chegou  ao mundo dos homens o reinado e a misericórdia libertadora de Deus

O  povo eleito é hoje a Igreja, somos nós. Ou nos abrimos a Deus pela fé, reconhecendo a presença do seu Reino na pessoa, vida e evangelho de Cristo, ou nos colocamos contra ele.

O cristão de base não pode ser neutral, para não dizer passivo respeito da missão do evangelho de Jesus no mundo.. Como ele, somos servidores do reino de Deus e da sua palavra

Só se compreende bem aquilo que se ama e vive pessoalmente. Para  conhecer e amar, para estar do seu lado incondicionalmente, descubramo-lo na  oração e a escuta da sua palavra. Esta convida-nos a uma contínua e sempre inacabada conversão.  Entreguemo-nos a Cristo…

 

ORAÇÃO

Obrigado, Pai, porque nos deste essa fé como dom mediante o teu Espírito que nos abre a inteligência. Nós acreditamos, mas acreditamos pouco. Aumenta-nos a fé; pois, como poderíamos conhecer e dizer o teu nome se o teu amor e a tua luz não aquecessem o nosso coração? A fé faz-nos ver em Jesus o teu Filho e enviado.

 

VIDEO DE MEDITAÇÃO

Nada nos perturbe. Unamo-nos continuamente ao DEUS AMOR para levarmos a felicidade aos nossos irmãos.

 

 

Pe. Abílio Nunes, SDB