Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, dizia Jesus aos judeus que tinham acreditado n’Ele: «Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará». Eles responderam-Lhe: «Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como é que Tu dizes: ‘Ficareis livres’?» Respondeu Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: Todo aquele que comete o pecado é escravo. Ora o escravo não fica para sempre em casa; o filho é que fica para sempre. Mas se o Filho vos libertar, sereis realmente homens livres. Bem sei que sois descendentes de Abraão; mas procurais matar-Me, porque a minha palavra não entra em vós. Eu digo o que vi junto de meu Pai e vós fazeis o que ouvistes ao vosso pai». Eles disseram: «O nosso pai é Abraão». Respondeu-lhes Jesus: «Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão. Mas procurais matar-Me, a Mim que vos disse a verdade que ouvi de Deus. Abraão não procedeu assim. Vós fazeis as obras do vosso pai». Disseram-Lhe eles: «Nós não somos filhos ilegítimos; só temos um pai, que é Deus». Respondeu-lhes Jesus: «Se Deus fosse o vosso Pai, amar-Me-íeis, porque saí de Deus e d’Ele venho. Eu não vim de Mim próprio; foi Ele que Me enviou».
— Reflexão
O Evangelho apresenta o tema da liberdade, e da verdadeira filiação do homem a respeito de Deus Pai vistos na perspetiva de Abraão. Jesus declara que uma fé herdada, não é suficiente para a verdadeira liberdade e para a filiação legítima. Para ser livres não basta ser da linhagem de Abraão, “Asseguro-vos que quem comete pecado é escravo. E se o Filho vos faz livres, sereis realmente livres”.
Cristo liberta-nos pela sua palavra, “Se permanecerdes na minha palavra, sereis de verdade discípulos meus, conhecereis a verdade, e a verdade vos fará livres”. A verdade liberta e a mentira escraviza Temos de optar entre uma e outra.
O próprio Cristo é a verdade que nos torna livres da mentira, e do pecado. É Ele que nos estabelece na autêntica linhagem de Abraão pela fé; faz-nos filhos de Deus e irmãos dos homens. Para isto temos de guardar a sua palavra; Caso contrário permaneceremos escravos do pecado e da mentira, Os filhos autênticos de Abraão, os verdadeiramente livres, são os que imitam a sua fé e as suas atitudes diante de Deus, como fez Cristo.
Neste mundo em que a pessoa se sente ameaçada pela sua liberdade em que aparece todo o tipo de manipulação … Só com critérios evangélicos e uma fé madura é capaz de testemunhar com a sua vida e conduta que o seu único Pai e Senhor é o Deus de Jesus Cristo.
Os mártires e os santos de todos os tempos atestam a afirmação de Jesus no evangelho de hoje: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis de verdade meus discípulos, conhecereis a verdade, e a verdade vos fará livres”.
— Oração
Deus Pai queremos seguir Cristo pelo caminho da cruz que nos levará a cantar-te o hino de bênção e vitória com todos os libertados pela verdade que é Cristo.
Pe. Abílio Nunes, Salesiano