Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, Jesus entrou, num sábado, em casa de um dos principais fariseus, para tomar uma refeição. Todos O observavam. Diante d’Ele encontrava-se um hidrópico. Jesus tomou a palavra e disse aos doutores da lei e aos fariseus: «É lícito ou não curar ao sábado?». Mas eles ficaram calados. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e mandou-o embora. Depois disse-lhes: «Se um filho vosso ou um boi cair num poço, qual de vós não irá logo retirá-lo em dia de sábado?». E eles não puderam replicar a estas palavras.
REFLEXÃO
Num Sábado e durante a refeição em casa de um fariseu ilustre Jesus liberta um hidrópico dessa doença insuportável
Consciente de que escribas e fariseus o espiam para o poderem acusar, antes de curar o hidrópico lança-lhes esta pergunta direta e comprometedora: É lícito curar aos sábados ou não? Então Jesus, que valorizava mais o homem que os seus bens, disse- -lhes: “Qual de vós, se o seu burro (seu filho, segundo os melhores manuscritos) ou o seu boi, cai num poço, não o retira imediatamente em dia de sábado?”. Com quanta mais razão será permitido curar um doente devolvendo-lhe a saúde, que é, juntamente com a vida, o maior bem humano. “Portanto, é lícito fazer bem ao sábado” (Mt 12,12); porque fazer bem ao próximo não pode violar nenhuma lei de Deus.
Os fariseus preocupavam-se muito com a obediência à lei e esqueciam o essencial: o amor e a misericórdia. Jesus recorda-lhes que o reino de Deus não chega ao mundo dos homens pela mera fidelidade à lei e aos ritos, neste caso à observância sabática, mas pelo amor às pessoas e pela misericórdia com o irmão. Estes são os valores que têm a primazia sobre todos os outros, incluída a lei, ainda que seja uma lei tão sagrada como a do sábado.
Para os fariseus, a lei está acima do homem e importa viver quase como escravos da lei. Para o cristão, deverá tomar partido sempre pelo amor ao irmão e sua libertação de toda a escravidão e opressão. Que atitude vou tomar no aqui e agora a favor do meu irmão?
ORAÇÃO
Glorificado sejas, Pai, porque Cristo nos libertou da escravidão da lei para viver na liberdade
dos filhos de Deus que se deixam guiar pelo teu Espírito.
Toda a vossa graça e a vossa verdade nos vêm por Jesus Cristo, que nos constituiu em povo para tua glória e serviço.
Concede-nos seguir o seu exemplo pela obediência da fé, para podermos celebrar contigo o teu eterno dia de festa. Ámen,
Meditação
Para subir à montanha da libertação da lei da escravidão e seguir a nova lei temos de estar continuamente a Re-NASCER para uma nova vida a favor do irmão …Temos de dizer continuamente : É preciso renascer….