Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo’. Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem, para serdes filhos do vosso Pai que está nos Céus; pois Ele faz nascer o sol sobre bons e maus e chover sobre justos e injustos. Se amardes aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem a mesma coisa os publicanos? E se saudardes apenas os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito».
REFLEXÃO
Jesus aconselha-nos hoje, nesta passagem evangélica, amar e rezar pelos nossos inimigos e perseguidores. Parece irracional à primeira vista rezar pelos inimigos. Mas, pensando bem se nos dizemos filhos do Pai que está no céu e, se de fato queremos sê-lo, não podemos agir de outra maneira. Precisamos de imitar o Pai perfeito do céu, que nos ama do jeito que somos, que nos perdoa.
O Amor de Deus é um amor perfeito. Conseguimos a perfeição do Amor seguindo as instruções evangélicas de hoje: “Ouvistes o que foi dito: “Ame os seus amigos e odeie os seus inimigos.” Mas eu digo-vos amem os seus inimigos e orem pelos que vos perseguem para vos tornardes filhos do vosso que está no céu».
Jesus chama assim a atenção para a característica essencial do nosso Deus. Fonte de bondade e de amor.
Mas sejamos realistas!… Os humanos não podem por suas próprias forças amar os inimigos. Tal atividade supõe a atividade do próprio Deus no meio de nós. Nenhuma ordem exterior o torna possível. Só a presença, nos nossos corações, do amor divino em pessoa, o Espírito Santo, permite amar assim. Este amor é uma consequência direta do Pentecostes. Não é em vão que Estêvão, «cheio do Espírito Santo» termine com estas palavras: «Senhor, não lhes atribua este pecado.» (Actos 7,60)
Como Jesus, o verdadeiro discípulo faz com que a luz do amor divino brilhe em todos os países violentos.
ORAÇÃO
Pai Nosso que estais no Céu ensina-nos todos os dias a recitar com caridade não fingida a oração que o vosso filho ensinou aos apóstolos e se destina a todos os homens peregrinos rumo a vossa santidade: Que em todos os momentos da nossa vida possamos dizer “perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido….
VIDEO MEDITAÇÃO
Ser discípulo de Cristo é cantar diariamente o mandamento do Amor
https://www.eelmoh-dictof.com/dou-vos-um-mandamento-novo/
Pe. Abílio Nunes, sdb