Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim revogar, mas completar. Em verdade vos digo: Antes que passem o céu e a terra, não passará da Lei a mais pequena letra ou o mais pequeno sinal, sem que tudo se cumpra. Portanto, se alguém transgredir um só destes mandamentos, por mais pequenos que sejam, e ensinar assim aos homens, será o menor no reino dos Céus. Mas aquele que os praticar e ensinar será grande no reino dos Céus».
Palavra da salvação.
— Reflexão
Jesus, a Palavra encarnada, última Palavra de Deus Pai é a luz para os caminhos da nossa vida. Neste tempo da Quaresma, o primeiro alimento que nos é proposto é precisamente a Palavra de Deus pois, ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'”.(Mt 4:4)
Jesus delineia a nova justiça do reino de Deus, ou seja, a nova santidade e fidelidade.
A frase inicial é chave: “Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim revogar, mas dar-lhe plenitude”. Jesus veio dar maior perfeição à lei mosaica, uma maior perfeição e exigência, veio-nos dizer que não devemos simplesmente obedecer à lei fria e distante mas sim à lei do Espírito, que nos deve tornar melhores que os escribas e fariseus a fim de entrar no reino dos Céus.
A nova lei diferencia-nos da comunidade do Antigo Testamento. S. Paulo diz-nos “O fim da lei é Cristo para justificação de todo o crente” (Rm 10,4). A lei continua a ter a sua função de pedagogo para a educação progressiva do cristão no amor. Quando este chega à sua maturidade e perfeição não se sente coagido pela lei; esta é dispensável. Assim dizia Santo Agostinho: “Ama e faz o que quiseres”; mas primeiro ama.
O amor sem limites a Deus e ao irmão é a plenitude da lei de Cristo, a nova justiça, a nova santidade do Reino, a nova fidelidade religiosa; porque, resume S. Paulo, “amar é cumprir a lei inteira” (Rm 13,10).
Que vamos fazer hoje?
Vamos dar e darmo-nos totalmente aos outros : Firmes na Fé, eficientes na ação cumprindo a lei do AMOR?
— Oração
Senhor bendizemos-Vos, porque Cristo é a nossa lei. Ele é a Vossa Palavra eterna, que queremos continuamente interiorizar nos nossos corações.
Pe. Abílio Nunes, Salesiano