Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
Jesus entrou de novo na sinagoga, onde estava um homem com uma das mãos atrofiada. Os fariseus observavam Jesus para verem se Ele ia curá-lo ao sábado e poderem assim acusá -l’O. Jesus disse ao homem que tinha a mão atrofiada: «Levanta-te e vem aqui para o meio». Depois perguntou-lhes: «Será permitido ao sábado fazer bem ou fazer mal, salvar a vida ou tirá-la?». Mas eles ficaram calados. Então, olhando-os com indignação e entristecido com a dureza dos seus corações, disse ao homem: «Estende a mão». Ele estendeu-a e a mão ficou curada. Os fariseus, porém, logo que saíram dali, reuniram-se com os herodianos para deliberarem como haviam de acabar com Ele.
Palavra da salvação
+-+
REFLEXÃO
A cena da cura por Jesus do homem com um braço paralisado dá continuação à controvérsia sobre o sábado; O mestre entra na sinagoga e ali encontra um homem que tinha paralisia num braço. Os inimigos de Cristo estavam à espreita para ver se o curava ao sábado e poder acusá-lo depois (cf Lc 6,6ss).
Mas antes Jesus faz-lhes uma pergunta crucial: “O que é permitido ao sábado: fazer o bem ou o mal? Salvar a vida a um homem ou deixá-lo morrer?”. Eles ficaram calados, porque a opção os comprometia.
A lei sabática dava primazia de maneira absoluta ao ritualismo da lei criando incompatibilidade com o evangelho, a perene boa nova da libertação. Jesus com a visão do homem acima da lei cura o homem do seu mal, incorre no conflito com os Fariseus que segundo nos diz o Evangelista lhe querem dar a morte.
Ele propõe uma religião em espírito e em verdade baseada na iniciativa amorosa de Deus que, por Cristo, entrou na história e raça humanas para libertar o homem, salvá-lo e elevá-lo à condição de seu Filho.
O cristão toma contacto com o outro pela fé de quem escuta com atenção aceita-a como divina e a cumpre com amor. Pois não recebemos um espírito de escravos para recair no temor, mas um Espírito de filhos adoptivos que nos faz chamar a Deus: Pai! (Rm 8,15). Por isso Cristo é o primeiro entre muitos irmãos, que nos constituímos co-herdeiros com o irmão mais velho.
Toda a vida do crente é tempo de graça, tempo da palavra e do espírito. E o Espírito recebido de Cristo é liberdade e valentia para viver na alegria e na esperança, sabendo muito bem em quem confiámos.
ORAÇÃO
Louvamos-te, Pai, porque vós tendes a iniciativa. Por meio de Cristo entraste na nossa história para elevar o homem à condição de filho teu. Por isso o vosso Espírito impele-nos a chamar-vos : Pai!
Faz que vivamos cada dia a novidade do vosso evangelho, que é a boa nova do teu amor ao homem pecador.
Queremos gastar a nossa vida no vosso amor e serviço.
Animai a resposta da nossa fé ao teu amor em Cristo, para que vivamos sempre na vossa alegria e na tua esperança.
Amen.
CANTO
Jesus veio libertar-nos e elevar-nos à categoria de Filhos de Deus a quem podemos legitimamente chamar Pai. Cantemos
Todo o mundo é um hino de glória:
https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2022/01/Pai-Nosso-Todo-o-Mundo-GCEnxofaes.mp3
Pe. Abílio Nunes, SDB