Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, disse o Senhor aos doutores da lei: «Ai de vós, porque edificais os túmulos dos profetas, quando foram os vossos pais que os mataram. Assim dais testemunho e aprovação às obras dos vossos pais, porque eles mataram-nos e vós levantais os monumentos. É por isso que a Sabedoria de Deus disse: ‘Eu lhes enviarei profetas e apóstolos; e eles hão-de matar uns e perseguir outros’. Mas Deus vai pedir contas a esta geração do sangue de todos os profetas, que foi derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel até ao sangue de Zacarias, que pereceu entre o altar e o Santuário. Sim, Eu vos digo que se pedirão contas a esta geração. Ai de vós, doutores da lei, porque tirastes a chave da ciência: vós não entrastes e impedistes os que queriam entrar!». Quando Jesus saiu dali, os escribas e os fariseus começaram a persegui-l’O terrivelmente e a provocá-l’O com perguntas sobre muitas coisas, armando-Lhe ciladas, para O surpreenderem nalguma palavra da sua boca.
Palavra da salvação.
REFLEXÃO
Jesus no Evangelho censura os legistas por terem falhado como pessoas e como guias. Como em tempos passados, cientes de que possuíam a chave do saber religioso não escutaram e mataram os profetas e fecharam aos humildes e simples a procura do reino de Deus.
A experiência de Jesus e a história demonstram isso. Deus envia profetas e apóstolos mas os judeus perseguem-nos e matam-nos. O livro dos Actos mostra a tentativa da sinagoga oficial de asfixiar a Igreja nascente. Cristo conclui que esta geração terá de dar contas de tanto sangue inocente derramado.
A lei de Moisés e os profetas foram duas realidades complementares síntese de todo o Antigo Testamento, De facto, a palavra dos profetas marca a diferença entre o verdadeiro discípulo de Jesus e o cristão só de ocasião, enquanto as coisas lhe correm bem.
Segundo Jesus, todo o discípulo fiel à sua doutrina encontrará dificuldades e mostra claramente a autenticidade da sua Fé, que denuncia um estilo de um mundo entregue “às paixões do homem terreno, a concupiscência da carne e o orgulho do dinheiro” (lJo 2,16). Ele bem o disse : “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro, me odiou a mim. Como não sois do mundo, por isso o mundo vos odeia” (Jo 15,18s).
O poder vigente recusa ouvir a voz das testemunhas. Não suportam ouvir falar de amor e fraternidade, libertação do pobre e solidariedade com o oprimido.
A perseguição é motivo de purificação que deve alertar-nos para a conversão sempre renovada à fidelidade evangélica.
ORAÇÃO
Damos-te graças, Senhor Jesus, porque pensaste em nós como testemunhas do Evangelho. Reconhecemos que, com frequência, o medo do mundo nos força e malogra o nosso testemunho cristão.
Confiados na vossa palavra e na força do vosso Espírito, queremos testemunhar a nossa fé e a nossa esperança à base de compreensão, entrega, solidariedade e comunhão devida e destino com os nossos irmãos os homens.
VIDEO DE MEDITAÇÃO
Como os jovens do vídeo, testemunhemos com entusiasmo a nossa Fé em Cristo Ressuscitado…
https://www.eelmoh-dictof.com/videos/1114ressuscitou.mp4
Pe. Abílio Nunes, SDB