Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, Jesus exclamou: «Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve».

 

— REFLEXÃO

Jesus, Sabedoria de Deus revelador do Pai, diz aos simples de coração “Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Carregai com o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis o vosso descanso. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

O “jugo” suave de Jesus significa a simples observância da Lei do Amor em contraposição com as centenas de prescrições impostas pelos rabinos envenenados pelo legalismo intelectualista defensores de uma religião triste e uma moral estéril sem a esperança da salvação.

Pelo contrário, a lei de Cristo é jugo suave e fardo leve: Cria um clima é a amizade, gera alegria e confiança e conduz o homem para a felicidade eterna.

Infelizmente, Hoje há quem confunda a mensagem evangélica de Cristo, boa nova de salvação, solidariedade e amor fraterno, com um conjunto de leis, proibições, ameaças e temores do castigo de Deus. Os seus seguidores carregam como escravos um pesado fardo de tristeza e angústia.

Jesus contrapõe uma áspera religião do dever a uma oferta de salvação. Ele abre primeiro a porta do Reino aos pobres e mansos como ele; depois pede uma resposta igual: de amor.

Somos filhos de Deus pelo seu Espírito que ora dentro de nós: Pai nosso! Isto é o que nos possibilita a resposta filial a Deus, o otimismo, a esperança e a liberdade .

 

— ORAÇÃO

Obrigado Senhor, porque a vossa lei baseia-se na amizade e no amor, criadora de liberdade e confiança, geradora de uma religião fecunda e alegre.

Obrigado porque, manso e humilde de coração, abristes o Reino aos simples, convidando-os depois para a plena fidelidade do autêntico Amor.

 

— CANTO DE MEDITAÇÃO

Escuta- Interioriza – Partilha

https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/07/0715-Vinde-a-mim_.m4v

 

 

Pe. Abílio Nunes, SDB