EVANGELHO

Naquele tempo, disseram os discípulos a Jesus: «De facto agora falas abertamente, sem enigmas. Agora vemos que sabes tudo e não precisas que ninguém Te faça perguntas. Por isso acreditamos que saíste de Deus». Respondeu-lhes Jesus: «Agora acreditais? Vai chegar a hora – e já chegou – em que sereis dispersos, cada um para seu lado, e Me deixareis só; mas Eu não estou só, porque o Pai está comigo. Digo-vos isto, para que em Mim tenhais a paz. No mundo sofrereis tribulações. Mas tende confiança: Eu venci o mundo».

 

REFLEXÃO

Senhor, no decorrer da sua Vida foi-se revelando aos discípulos que acreditaram n’Ele “Nós cremos que o Senhor veio de Deus”.

Eles achavam que já estavam bem firmes na fé. No entanto, Jesus disse-lhes: “Credes agora?” Estás certos? “eis que vem a hora em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis sós”. E foi o que aconteceu quando, dominados pelo medo, o abandonaram

Jesus, porém, não se sentiu abandonado. Teve sempre o Pai a seu lado.

E nós que faríamos nestas circunstâncias? Sem o Espírito Santo nós faríamos o mesmo: O medo impedir-nos-ia de enfrentarmos os desafios, as provas, os testes. Com o Espírito Santo não nos devemos sentir abandonados, aconteça o que quer na nossa vida, seja: perseguição, tribulação, medo, morte, sofrimento, doença, desemprego, vício do álcool e das drogas etc.

Nada pode separar o nosso amor de Deus, jamais estamos só, Jesus está connosco, ao nosso lado para nos proteger, aqueles que nele confiam, terá toda força necessária, porque Deus é bondade e paz.

A fé em Jesus leva-nos à vitória. Mesmo meio das perseguições que o mundo, move contra nós; tenhamos confiança. Ele venceu o mundo. E com Cristo cada um de nós pode afirmar. Custe o que custar, havemos de vencer!

Assim seja amém!!!Recordemos o que nos diz S. Paulo “Se com Cristo ressuscitaste procurai o que é do Alto, onde Cristo está sentado, à direita de Deus Pai” (Cl 3).

 

ORAÇÃO

Envia-nos , Senhor, o vosso Espírito que renova os nossos corações. Envia-nos, Senhor, a vossa luz e o vosso calor, que ilumina os nossos passos, que inflame o nosso amor. Envia-nos, Senhor, a vossa força e a vossa coragem, que nos livre dos nossos medos, que anime o nosso ardor.

 

Pe. Abílio Nunes, sdb