Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Aproximando-se os dias de Jesus ser levado deste mundo, Ele tomou a decisão de Se dirigir a Jerusalém e mandou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram numa povoação de samaritanos, a fim de Lhe prepararem hospedagem. Mas aquela gente não O quis receber, porque ia a caminho de Jerusalém. Vendo isto, os discípulos Tiago e João disseram a Jesus: «Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu que os destrua?». Mas Jesus voltou-Se e repreendeu-os. E seguiram para outra povoação.
REFLEXÃO
Jesus toma a resolução de subir a Jerusalém, para aí sofrer a paixão. Ele sabia que estava se aproximando a hora em que iria se concretizar o plano de congregar todos os povos e promover a unidade do Amor de Deus no vínculo da paz.
Os discípulos não entendiam a sua perspetiva de vida e por isso perante a recusa dos samaritanos em acolherem Jesus quiseram, então, mostrar força e poder valendo-se dos dons que Ele possuía.
No entanto, o pensamento de Jesus era completamente diferente do que o mundo pregava e a Sua justiça era diversa do que imaginavam os Seus discípulos.
Dessa forma, Jesus repreendeu aos discípulos que pretendiam pedir fogo do céu para destruir os samaritanos, seus inimigos, mostrando que a caridade deve prevalecer em todas as nossas ações.
Esta atitude de Jesus deve levar-nos a pensar sobre o valor para a nossa vida quando nos depararmos com as pessoas que não nos aceitam ou recusam a nossa companhia. Passar adiante evitando o confronto é o melhor que podemos fazer.
Toda a vida de Jesus é um caminhar para Jerusalém para cumprir a sua missão Examinemo-nos a nós próprios para sabermos a razão última das nossas opções Ele envia-nos continuamente mensageiros e sinais da sua presença e da sua vontade. Respondamos ao modo de Jesus Cristo: Onde houver ódio que eu leve o amor …
ORAÇÃO
Senhor Jesus Cristo que vos encaminhaste decididamente pelo caminho da Cruz sem murmurar, dai-nos o vosso Espírito para sermos sinal de salvação para todos os povos.
CANTO DE MEDITAÇÃO
Como Jesus caminhamos no deserto da Vida buscando a nossa salvação
https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/05/0609CaminhapovodeDeus-1.mp4
Pe. Abílio Nunes, SDB