Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Depois de Jesus ter saciado os cinco mil homens, os seus discípulos viram-n’O a caminhar sobre as águas. No dia seguinte, a multidão que permanecera no outro lado do mar notou que ali só estivera um barco e que Jesus não tinha embarcado com os discípulos; estes tinham partido sozinhos. Entretanto, chegaram outros barcos de Tiberíades, perto do lugar onde eles tinham comido o pão, depois de o Senhor ter dado graças. Quando a multidão viu que nem Jesus nem os seus discípulos estavam ali, subiram todos para os barcos e foram para Cafarnaum, à procura de Jesus. Ao encontrá- l’O no outro lado do mar, disseram-Lhe: «Mestre, quando chegaste aqui?» Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: vós procurais-Me, não porque vistes milagres, mas porque comestes dos pães e ficastes saciados. Trabalhai, não tanto pela comida que se perde, mas pelo alimento que dura até à vida eterna e que o Filho do homem vos dará. A Ele é que o Pai, o próprio Deus, marcou com o seu selo». Disseram-Lhe então: «Que devemos nós fazer para praticar as obras de Deus?» Respondeu-lhes Jesus: «A obra de Deus consiste em acreditar n’Aquele que Ele enviou».
Palavra da salvação
— Reflexão
Peçamos ao Espírito Santo ilumine a nossa mente e o nosso coração a fim de compreendermos a verdade da Palavra que acabámos de ler. Quantas vezes procuramos o Deus da Verdade com a falsidade no nosso coração. Nós somos hipócritas com Deus porque buscamos a Deus por interesses pessoais como diz aqui a Palavra.
Procurais-me não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos (26) Procurais-me não porque acreditais que eu sou Deus, eu sou o Messias sou o enviado da parte do Pai.
Quantas pessoas estão buscando a Deus hoje que têm uma enfermidade e quando são curados não voltam a agradecer como o Senhor explicou em Lc 17,11-19; Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?(Lc 17,17)
O Senhor é um Deus que quer alimentar não só a fome da nossa alma, a nossa fome espiritual. Ele quer ser o Senhor da nossa alma e do nosso espírito mas, o alimento de que nós precisamos e que devem os esforçarmo-nos por encontrar é Ele próprio, o Senhor. Isto só através da Fé : Acreditar em Jesus e viver dessa fé e alimentar-se com o alimento que leva à vida eterna.
Não busquemos a Deus por interesses pessoais. Não tratemos a Deus como um comércio porque Ele expulsou os comerciantes do templo.
Se buscarmos primeiro o Senhor tudo o resto nos será dado por acréscimo como Ele nos disse (Mt 6,33).
Que o senhor seja o nosso tudo, o centro da nossa história. Que Ele nos leve a discernir os verdadeiros caminhos…
— ORAÇÃO
Damos-te graças, Pai, pela vossa palavra que alimenta a nossa fé em Cristo, ressuscitado para nossa salvação.
Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia, o pão que perdura, o corpo e sangue de Jesus na Eucaristia, pois ele é o único alimento que pode conduzir-nos sem medo para um futuro que não terminará jamais.
— CANTO DE MEDITAÇÃO
Cantemos: https://youtu.be/61l8llWGuYg
Pe. Abílio Nunes, SDB