Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, Jesus foi para os lados de Cesareia de Filipe e perguntou aos seus discípulos:
«Quem dizem os homens que é o Filho do homem?».
Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista, outros que é Elias, outros que é Jeremias ou algum dos profetas».
Jesus perguntou: «E vós, quem dizeis que Eu sou?».
Então, Simão Pedro tomou a palavra e disse: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo».
Jesus respondeu-lhe: «Feliz de ti, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne e o sangue que to revelaram, mas sim meu Pai que está nos Céus.
Também Eu te digo: Tu és Pedro; sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus».
Palavra da salvação.
—
REFLEXÃO
A Igreja celebra hoje a festa da Cadeira de S. Pedro, e convida-nos a pensar no primeiro dos Apóstolos, Simão Pedro. Nasceu em Cafarnaum, exerceu a sua profissão de pescador até ao momento quando se encontrou com Jesus de Nazaré que o escolheu como primeiro no grupo dos doze. Deixou o trabalho, a casa e a família para seguir o Senhor.
A passagem do Evangelho proposta para o dia de hoje (Mt 16, 13-19) confirma a edificação da Igreja Católica. Esta nunca será abalada pelo poder do inferno. Graças ao Espírito Santo, Pedro exclama «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo». Pedro é bem-aventurado porque falou sob inspiração divina. O nome novo que Jesus dá a Pedro indica a sua missão de “pedra” fundamental e sólida do edifício que é a Igreja, a comunidade dos salvos.
Jesus deu-lhe, o poder e a autoridade para chefiar a Sua Igreja, como pastor do rebanho de Deus aqui na terra. “Tu és Pedro; sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus».
Como nos surpreendemos com Deus: servir-se de um pobre pescador galileu estranho às ciências profanas, sem recursos e sem apoios temporais para difundir o evangelho numa sociedade completamente alheia ao verdadeiro Deus.
Como Pedro, também nós somos, impelidos pela acção do Espírito Santo, convidados a semear o Evangelho vivendo na alegria de quem acredita no Senhor …
ORAÇÃO
Senhor Jesus, nós vos damos graças porque fundaste a Igreja colocando à frente dela Pedro. Permite-nos Senhor sermos fiéis aos ensinamentos do vosso representante visível na terra. Enviai o vosso Espírito para que, dóceis a todos os vossos ensinamentos, vos podermos seguir fiel e generosamente na defesa de uma sociedade fundamentada na justiça e na paz.
MÚSICA DE MEDITAÇÃO
“Tu és Pedro; sobre esta pedra edificarei a minha Igreja …
Pe. Abílio Nunes, SBD