Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair?
Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será?
Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu.
Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti?
Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.
Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem.

 

— Reflexão

Nas leituras de ontem (Jo 21, 15-19) Jesus tinha perguntado três vezes a Pedro “Pedro amas-me?” Ele respondeu  três vezes  afirmativamente ; e Jesus disse-lhe : Então apascenta as minhas ovelhas,  isto quer dizer vais ter uma missão de  chefe da Igreja .

Na leitura de hoje Pedro perguntou também sobre João  21Ao vê-lo, Pedro perguntou a Jesus: «Senhor, e que vai ser deste?»  22Jesus respondeu-lhe: «E se Eu quiser que ele fique até Eu voltar, que tens tu com isso? Tu, segue-me!»  Jesus quis dizer : Tu tens o teu destino e João tem outro destino .. Não quis dizer que ele não ia morrer mas que ia ter a sua missão

E João termina o seu Evangelho dizendo uma coisa muito importante 25Há ainda muitas outras coisas que Jesus fez. Se elas fossem escritas, uma por uma, penso que o mundo não teria espaço para os livros que se deveriam escrever.

Jesus quer dizer que no Evangelho não está tudo o que Jesus disse e tudo o que Jesus fez. Por isso a Igreja Católica baseia-se na Bíblia,  e na tradição da Igreja apostólica, tudo o que os apóstolos guardaram mas que não foi escrito. Os apóstolos só começaram a escrever  sobre o que Jesus disse vinte anos depois mas ficou a tradição da Igreja , a tradição apostólica (O credo, os sacramentos, a assunção de Nossa Senhora etc.)

Como Pedro, como o discípulo amado descubramos a nossa maneira de mostrar  o rosto de Jesus para com os que vivem oprimidos pela escravidão do mal.

 

— Oração

Deus omnipotente e eterno, que nos concedestes a graça de chegar ao termo destas festas pascais, fazei que toda a nossa vida seja um testemunho fiel do Senhor ressuscitado

 

— Canto de Meditação

Ninguém te ama como eu  ….

https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/05/yt1s.com-Ninguem-te-ama-como-Eu-portugues_360p.mp4?_=1


Pe. Abílio Nunes, SDB