Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, não vão eles calcá-las aos pés e voltar-se para vos despedaçarem. Tudo quanto quiserdes que os homens vos façam fazei-o também a eles, pois nisto consiste a Lei e os Profetas. Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição e muitos são os que seguem por eles. Como é estreita a porta e apertado o caminho que conduz à vida e como são poucos aqueles que os encontram!»
— Reflexão
Mateus (Mt 7, 6.12-14) convida-nos a refletir sobre o modo como devemos viver com a astúcia da serpente e a simplicidade da pomba ao relacionarmo-nos com os idólatras e descrentes (“cães e porcos”) falando com eles com o testemunho silencioso na humildade, escolhendo o melhor caminho para viver feliz aqui, agora e na eternidade.
A regra de ouro para o cristão é procurar o bem do próximo como o próprio: “Tratai os outros como quereis que eles vos tratem; nisto consiste a lei e os profetas.
“Entrai pela porta estreita” significa cumprir a vontade do Pai mediante a prática da palavra de Jesus. Este caminho embora dá passagem para a vida no reino de Deus. O próprio Jesus é essa porta para a vida: “Eu sou a porta; quem entrar por mim será salvo” (Jo 10,9)
Estas normas apresentadas por Cristo, e adaptadas ao estado, situação e carisma próprio, conduzem à santidade no trabalho de casa e do escritório, no hospital e no ensino, na oficina e no campo, por trás de um balcão, de um postigo ou de um volante.
Ser santo é amar, servir e glorificar a Deus em todas as circunstâncias da vida, e amar os nossos irmãos como a nós mesmos.
Nisso se resume toda a lei de Cristo, de que ele foi o caminho e a porta para a vida do Reino. Paulo apresentou para pessoas decididas esse caminho quando escreveu aos Filipenses
“… esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3.13-14)
— Oração
Concedei-nos, Pai, responder ao vosso chamamento : Enviai-nos o vosso Espírito em auxílio da nossa debilidade
— Canto de Meditação
… Como outrora também nós devemos escutar com amor o chamamento à missão. Cantemos
Tu que nas margens do Lago …
https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/06/Tu-que-nas-margens-do-lago.mp4
Pe. Abílio Nunes, SDB