Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se a vossa justiça não superar a dos escribas e fariseus, não entrareis no reino dos Céus. Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Não matarás; quem matar será submetido a julgamento’. Eu, porém, digo-vos: Todo aquele que se irar contra o seu irmão será submetido a julgamento. Quem chamar imbecil a seu irmão será submetido ao Sinédrio, e quem lhe chamar louco será submetido à geena de fogo. Portanto, se fores apresentar a tua oferta sobre o altar e ali te recordares que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar, vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão e vem depois apresentar a tua oferta. Reconcilia-te com o teu adversário, enquanto vais com ele a caminho, não seja caso que te entregue ao juiz, o juiz ao guarda, e sejas metido na prisão. Em verdade te digo: Não sairás de lá, enquanto não pagares o último centavo».
Palavra da salvação.
— Reflexão
Nesta caminhada de quaresma somos convidados a uma mudança interior, a purificar os nossos pensamentos, as nossas palavras e o nosso coração para que Deus tenha compaixão de nós e nos dê a sua bênção. Mas a conversão deve começar pela reconciliação com os irmãos que são sempre a imagem de Deus mais próximo de nós, como Deus assim os apresenta; não se pode passar ao lado dos irmãos para chegar a Deus: O divino veio ao humano para o humano ser divino. E se nós quisermos transformar-nos como Jesus Cristo que perdoou a todos os seus inimigos temos de seguir os seus passos.
A grande novidade trazida pelo Messias foi passar da lei de Talião (olho por olho e dente por dente) para a lei do Amor (1 Cor 13,4-7).
Jesus não se contenta com o mínimo legal da letra escrita mas situa-se no máximo de amor e do espírito da Lei. Ao homicídio físico prescrito na lei de Moisés em Jesus relaciona-se com todo o ato, palavra e gesto com intenção injuriosa com respeito ao irmão Daí a necessidade da reconciliação fraterna para estar em relações amistosas com Deus e prestar-lhe o culto devido “Portanto, se fores apresentar a tua oferta sobre o altar e ali te recordares que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar, vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão e vem depois apresentar a tua oferta.”
Jesus quer que vivamos em comunhão com outros irmãos. Estejamos atentos para qualquer situação de brigas e divisões. Apoiemo-nos na busca para nos reconciliarmos, pedindo a Deus que a unidade reine. Voltemos o nosso coração ao amor misericordioso do Senhor.
— Oração
Senhor, que nos prometestes estar presentes nos corações retos e sinceros, transformai-nos e fazei-nos capazes de perdão e reconciliação.
Pe. Abílio Nunes, Salesiano