Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, Jesus viu Natanael, que vinha ao seu encontro, e disse: «Eis um verdadeiro israelita, em quem não há fingimento».
Perguntou-lhe Natanael: «De onde me conheces?».
Jesus respondeu-lhe: «Antes que Filipe te chamasse, Eu vi-te quando estavas debaixo da figueira».
Disse-lhe Natanael: «Mestre, Tu és o Filho de Deus, Tu és o Rei de Israel!».
Jesus respondeu: «Porque te disse: ‘Eu vi-te debaixo da figueira’, acreditas. Verás coisas maiores do que estas».
E acrescentou: «Em verdade, em verdade vos digo: Vereis o Céu aberto e os Anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem».

 

Reflexão

Celebramos hoje a festa dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate: Miguel “Quem como Deus” príncipe e ministro de Deus, protetor de todos os homens contra o poder do mal, o dragão (Apocalipse 12,7-8); São Gabriel “Força de Deus” ou “Deus é a minha proteção”; Gabriel mensageiro do anúncio do nascimento de João Batista e de Jesus e São Rafael “Deus curou” ou “Medicina de Deus” que restituiu a vista ao piedoso Israelita Tobit.

O Evangelho de hoje escolhido para esta festa é Jo 1, 47-51 e narra-nos o encontro com um verdadeiro e sincero israelita. Jesus olhou para Natanel olhou para dentro daquele homem e encontrou tantas virtudes e qualidades. Se Jesus olhar para dentro de nós o que é que Jesus pode encontrar? Oxalá nos pudesse dizer a cada um de nós : Aqui está um cristão de verdade sem falsidade. Para atingirmos este objetivo temos de escutar com atenção a sua palavra, meditá-la continuamente e colocá-la em prática.

Jesus fez de Natanael um mensageiro da Boa-Nova incorporando-o no grupo dos doze Apóstolos. Quantos como Natanael foram mensageiros de Deus na nossa vida. Peçamos também a graça de sermos mensageiros do reino de Deus junto daqueles com quem vivemos e trabalhamos para termos a graça de um dia ver o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem’!

 

Oração

Senhor Deus do universo, que estabeleceis com admirável providência
as funções dos Anjos e dos homens, concedei, propício, que a nossa vida seja protegida na terra por aqueles que eternamente Vos assistem e servem no Céu.

 

Canto de Meditação

Cantai comigo povos da terra e anjos do Céu…

https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/09/0929-Cantai-comigo.mp4

 

 

Pe. Abílio Nunes, SDB