EVANGELHO
Naquele tempo, Maria Madalena estava a chorar junto do sepulcro. Enquanto chorava, debruçou-se para dentro do sepulcro e viu dois Anjos vestidos de branco, sentados, um à cabeceira e outro aos pés, onde estivera deitado o corpo de Jesus. Os Anjos perguntaram a Maria: «Mulher, porque choras?» Ela respondeu-lhes: «Porque levaram o meu Senhor e não sei onde O puseram». Dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus de pé, sem saber que era Ele. Disse-lhe Jesus: «Mulher, porque choras? A quem procuras?» Pensando que era o jardineiro, ela respondeu-Lhe: «Senhor, se foste tu que O levaste, diz-me onde O puseste, para eu O ir buscar». Disse-lhe Jesus: «Maria!» Ela voltou-se e respondeu em hebraico: «Rabuni!», que quer dizer: «Mestre!» Jesus disse-lhe: «Não Me detenhas, porque ainda não subi para o Pai. Vai ter com os meus irmãos e diz-lhes que vou subir para o meu Pai e vosso Pai, para o meu Deus e vosso Deus». Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: «Vi o Senhor». E contou-lhes o que Ele lhe tinha dito.
REFLEXÃO
“Porque choras”? “Quem procuras?” Perguntam os anjos a Maria Madalena. Ao escutar o seu nome “Maria” encontra o Senhor, reconhece-o e adora-o. O seu coração enche-se de alegria e corre a anunciar a divina notícia E para sempre, pela sua boca, continuará a ouvir-se a grande Boa Nova: “Vi o Senhor ressuscitado”. Assim o proclama aqui hoje a assembleia dos seus discípulos.
Jesus pergunta-nos também hoje: Quem procuras? Nem sempre sabemos o que procuramos, mas Ele sabe. Sabe que tenho sede de realização, de liberdade, de felicidade sede de Deus. É a Ele que procuro. Tal encontro acontece quando tomo consciência da minha identidade e do que sou para Ele. O encontro é necessário e acontece quando eu entro em mim e tomo total consciência do que sou e, sobretudo, do que sou para ele. Nesse momento deixo de derramar lágrimas, a minha vida torna-se divina e passo a ser boa notícia, para todos sinto-me -participante de uma grande missão: testemunhar o Amor dEle aos meus irmãos
“Mestre” é a ti que eu procuro no labirinto da minha vida. Sem saber onde procurar e como procurar, surges como uma luz que tudo transforma. Quando oiço o meu nome pronunciado pela tua voz divina, sei que tudo valeu a pena e nada foi em vão porque para te encontrar os esforços nunca são demais. Sem Ti não sou nada, guarda-me Senhor
Hoje vou sentir a presença do Senhor e alegrar-me porque pertenço a Ele, faço parte da sua Igreja.
ORAÇÃO
Senhor Jesus, dai-nos a graça de podermos exclamar como Maria Madalena: «Vi o Senhor!» e podermos ser missionários da Boa Novas. Faz-nos compreender, cada vez mais, a absoluta necessidade de Vós, para mos testemunhas credíveis do teu Amor.
Pe. Abílio Nunes, sdb