Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, Jesus dirigia-Se para Jerusalém e ensinava nas cidades e aldeias por onde passava. Alguém Lhe perguntou: «Senhor, são poucos os que se salvam?». Ele respondeu: «Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque Eu vos digo que muitos tentarão entrar sem o conseguir. Uma vez que o dono da casa se levante e feche a porta, vós ficareis fora e batereis à porta, dizendo: ‘Abre-nos, senhor’; mas ele responder-vos-á: ‘Não sei donde sois’. Então começareis a dizer: ‘Comemos e bebemos contigo e tu ensinaste nas nossas praças’. Mas ele responderá: ‘Repito que não sei donde sois. Afastai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade’. Aí haverá choro e ranger de dentes, quando virdes no reino de Deus Abraão, Isaac e Jacob e todos os Profetas, e vós a serdes postos fora. Virão muitos do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul, e sentar-se-ão à mesa no reino de Deus. Há últimos que serão dos primeiros e primeiros que serão dos últimos».
Palavra da salvação.
REFLEXÃO
Um interlocutor anónimo perguntou a Jesus: «Senhor, são poucos os que se salvam?».Esta questão era muito frequente nas escolas rabínicas que acreditavam que a salvação era só para os judeus; mas segundo alguns rabinos nem todos os que pertenciam ao povo eleito a conseguiriam.
Jesus não responde diretamente à pergunta mas diz : “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita; pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não conseguirão”. A parábola da porta explica o que vai acontecer para uns a quem a porta é fechada impedindo-os de participar no banquete do Reino , enquanto se abre para outros, vindos dos quatro pontos cardeais; porque “há últimos que serão primeiros e primeiros que serão últimos”.
Jesus desvaloriza a falsa segurança da salvação fundada na pertença quer ao povo israelita ou à Igreja. A mensagem deste evangelho é a oferta universal de salvação por parte de Deus, simbolizada na imagem profética do banquete messiânico.
Os excluídos da mesa do Reino, são os que conheceram o “Senhor” escutaram a sua mensagem mas não a puseram em prática.
A salvação de Deus por Cristo não se vincula a um determinado povo, raça, religião, cultura ou herança familiar.. Todo o que no meio de um mundo pluralista procura e serve a Deus com coração sincero salvar-se-á.
Jesus convida-nos a uma conversão urgente antes que a porta se feche; uma conversão radical a fim de conquistar o Reino, de Deus
Mas deixemos de viver angustiados entreguemo-nos à misericórdia de Deus Sabemos a quem servimos, em quem confiámos e em que mãos está a nossa recompensa. Apliquemo-nos generosamente à tarefa de amar a Deus e aos irmãos, e o Senhor fará o resto, abrindo-nos a porta da vida a seu tempo.
ORAÇÃO
Obrigado, Pai, porque nos destinaste a ser imagem de Jesus Cristo, teu Filho, de modo que ele é o primogénito entre muitos irmãos.
Ele é também a porta de entrada para a vida.
VIDEO DE MEDITAÇÃO
Eu estou à tua porta a bater …Vamos deixar que Ele entre no nosso coração para alcançarmos a verdadeira salvação
https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2021/10/1121-Estouatuaportaabater.mp3
Pe. Abílio Nunes, SDB