Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, reuniu-se uma grande multidão, que vinha ter com Jesus de todas as cidades, e Ele falou-lhes por meio da seguinte parábola: «O semeador saiu para semear a sua semente. Quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho: foi calcada e as aves do céu comeram-na. Outra parte caiu em terreno pedregoso: depois de ter nascido, secou por falta de humidade. Outra parte caiu entre espinhos: os espinhos cresceram com ela e sufocaram-na. Outra parte caiu em boa terra: nasceu e deu fruto cem por um». Dito isto, exclamou: «Quem tem ouvidos para ouvir, oiça». Os discípulos perguntaram a Jesus o que significava aquela parábola e Ele respondeu: «A vós foi concedido conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros serão apresentados só em parábolas, para que, ao olharem, não vejam, e, ao ouvirem, não entendam. É este o sentido da parábola: A semente é a palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouvem, mas depois vem o diabo tirar-lhes a palavra do coração, para que não acreditem e se salvem. Os que estão em terreno pedregoso são aqueles que, ao ouvirem, acolhem a palavra com alegria, mas, como não têm raiz, acreditam por algum tempo e afastam-se quando chega a provação. A semente que caiu entre espinhos são aqueles que ouviram, mas, sob o peso dos cuidados, da riqueza e dos prazeres da vida, sentem-se sufocados e não chegam a amadurecer. A semente que caiu em boa terra são aqueles que ouviram a palavra com um coração nobre e generoso, a conservam e dão fruto pela sua perseverança».

 

REFLEXÃO

O relato da parábola do semeador contem três partes: proclamação, intermédio e explicação da parábola.
Esta parábola, segundo primitiva comunidade cristã, realça a produtividade pessoal do que escuta a palavra isto é a mensagem evangélica por parte dos membros da comunidade cristã no seio da qual se pronuncia continuamente a parábola do semeador.

O protagonismo da parábola é a própria semente cuja eficácia está assegurada, embora também submetida à contingência da resposta do destinatário e aos condicionalismos dos diversos graus de aceitação por parte do ouvinte da palavra.

Esta  parábola significa que Deus oferece ao homem gratuitamente a salvação que o Reino traz; mas exige a colaboração do ser humano.

A semente sujeita-se ao querer do homem, que pode aceitar ou rejeitar o convite de Deus. Essa é a nossa responsabilidade, a nossa grandeza e a nossa miséria.

Se desejarmos que a palavra do Reino frutifique em nós temos de nos despojarmos da  superficialidade, oportunismo, inconstância, ânsia de riqueza e idolatria do prazer, para poder oferecer-lhe um terreno cavado, com a profundidade suficiente e o calor de que necessita a semente para germinar e dar grão.

 A transformação do homem e da mulher em crentes e discípulos de Cristo, produz-se de modo lento e progressivo, como o crescimento da semente do Reino.

Esta requer tempo e um terreno apto, isto é, o coração nobre e generoso dos que escutam a palavra, a guardam e dão fruto, perseverando nas provas quotidianas da vida.

 

ORAÇÃO

Obrigado, Pai, por Cristo, esperançado semeador da semente do Reino apesar dos obstáculos.

Jesus foi o primeiro grão de trigo que, morrendo, deu esplêndida colheita de vida e ressurreição.

Com a força do vosso Espírito liberta-nos, Senhor, da nossa mesquinhez, superficialidade, inconstância, febre consumista e idolatria do dinheiro e do prazer.Assim a vossa palavra dará em nós colheita de eternidade.

 

VIDEO DE MEDITAÇÃO (Evangelho encenado)

Qual a nossa qualidade de terreno para recebermos a Palavra de Deus?

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Pe. Abílio Nunes, SDB